O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (2), que marca o primeiro pregão do mês de maio. Às 15h29, a principal referência da B3 avança 0,97%, aos 127.140,23 pontos, variando entre máxima a 127.439,67 pontos e mínima a 125.925,55 pontos.
Leia também
Na quarta-feira (1°), quando a Bolsa brasileira esteve fechada pelo feriado do Dia do Trabalho, o Federal Reserve (Fed) optou por manter a taxa de juros americana na faixa entre 5,25% a 5,50% ao ano, conforme esperado pelo mercado. O presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, também discursou na data e indicou considerar “improvável” que a próxima mudança nos juros nos Estados Unidos seja marcada por uma elevação nas taxas.
No mesmo dia, a agência de classificação de risco Moody’s elevou de “estável” para “positiva” a perspectiva para a nota de crédito do Brasil, citando expectativas favoráveis para o crescimento do País e reformas estruturais como a autonomia do Banco Central e a melhora da governança de empresas estatais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesta quinta, a CVC (CVCB3) e outras ações cíclicas – mais sensíveis aos ciclos econômicos – dominam o campo azul do Ibovespa. Como um efeito dominó, a trajetória de queda dos rendimentos dos Treasuries (títulos públicos americanos) induz o recuo dos juros futuros que, por sua vez, alivia os papéis mencionados, em meio ao otimismo do mercado após o comunicado de Powell.
Em contrapartida, os papéis do Bradesco (BBDC4) recuam 1,36% e figuram entre as principais baixas do Ibovespa, após o CFO (diretor financeiro) do banco, Cassiano Scarpelli, afirmar que a margem da instituição neste ano deve ficar próxima ao piso das projeções dadas ao mercado, de 3% a 7%. Quem também sofre no dia são as ações da Weg (WEGE3), enquanto os investidores digerem os resultados do primeiro trimestre de 2024 da empresa.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade