Tempo Real

Ibovespa abre a sexta-feira em alta tentando manter os 110.000 pontos

Referencial externo deve ser o principal direcionador, uma vez que as commodities mostram sinais distintos

Ibovespa abre a sexta-feira em alta tentando manter os 110.000 pontos
Painel do Ibovespa. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (19), às 10h20, chegando aos 110.617,64 pontos com a alta de 0,46%. O referencial externo deve ser o principal direcionador na B3, uma vez que as commodities mostram sinais distintos nesta manhã. O minério de ferro encerrou em queda de 1,41%, cotado a US$ 104,82 por tonelada na bolsa de Dalian, na China, enquanto o petróleo avançava 1,91%.

A última sessão da semana é de sinais positivos na Europa e fôlego limitado em Nova York, com os investidores monitorando os desdobramentos das negociações para o avanço do teto da dívida norte-americana, o que afasta os temores de um calote na maior economia do mundo.

O destaque corporativo vai para Petrobras (PETR3; PETR4), que irá pedir reconsideração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a decisão de proibir a perfuração de poços de petróleo na foz do rio Amazonas. No comunicado, a estatal disse que o desenvolvimento deste bloco é um compromisso assumido com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que incorrerá em multa contratual.

Como é calculado o Índice Bovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.