Publicidade

Tempo Real

Ibovespa: índice opera em alta com dados do IPCA mais baixos desde 2020

A inflação mostrou alta 0,23%, com acumulado de 3,94% em 12 meses. 

Ibovespa: índice opera em alta com dados do IPCA mais baixos desde 2020
Painel do Ibovespa. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa hoje opera em alta de 0,10%, aos 114.728,51 pontos na abertura do pregão desta quarta-feira (07). O índice reage aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, que vieram abaixo da expectativa do mercado. A inflação mostrou alta 0,23%, com acumulado de 3,94% em 12 meses.

A perspectiva de corte na taxa de juros ganha cada vez mais musculatura, após a deflação de 2,33% do Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna (IGP-DI)  mensal na margem divulgada na terça-feira (06), a maior queda desde abril de 1947.

“Esse dado veio melhor do que o esperado. A combinação de deflação no atacado (vista nos IGPs), dólar desacelerando, e recuo das expectativas de inflação para 2023 e 2024, além da provável manutenção do centro da meta de inflação em 3%, tem feito o mercado aumentar a aposta no início do ciclo de redução da selic neste segundo semestre”, explica Bruno Monsanto, sócio da RJ+ Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice mostra alta apesar dos dados fracos na economia chinesa, que alavancam o pessimismo no exterior. As exportações da China sofreram queda anual de 7,5% em maio, contrariando projeção de alta de analistas consultados pela FactSet.

Além disso, os investidores avaliam as implicações da recomendação do grupo de trabalho da Reforma Tributária na Câmara para adoção de regimes fiscais específicos para ao menos cinco setores, como operações com bens imóveis (empresas de construção civil e cadeia do setor imobiliário), serviços financeiros (bancos, corretoras, mercado de títulos, bolsa), seguros, cooperativas e combustíveis e lubrificantes.


Como é calculado o Índice Bovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>