• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Risco China e temor fiscal pesam na B3, apesar de alta do petróleo

Por Estadão Conteúdo

04/07/2022 | 11:31 Atualização: 04/07/2022 | 11:50

A B3 terminou processo de revisão dos dados referentes ao fluxo estrangeiro na Bolsa entre 2020 e 2022. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A B3 terminou processo de revisão dos dados referentes ao fluxo estrangeiro na Bolsa entre 2020 e 2022. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Por Maria Regina Silva – Ausência das bolsas americanas e renovadas preocupações com o desaquecimento da China, na esteira de novas medidas restritivas conta a covid-19 em duas regiões do país, deixam o Ibovespa na defensiva. Além disso, a liquidez que já anda reduzida por aqui pode ficar ainda menor com o fechamento dos mercados de ações dos Estados Unidos, onde celebra-se o Dia da Independência, e em numa segunda-feira de agenda esvaziada, que ganhará força ao longo da semana

Leia mais:
  • Unidas (LCAM3) ratifica pagamento de dividendos de R$ 0,83 por ação
  • Bolsas da Ásia fecham mistas, após China decretar novo lockdown
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Há pouco, o Ibovespa reduzia o ritmo de queda, mas sem forças para ao menos recuperar o nível dos 99 mil pontos. Sem as bolsas americanas, a segunda-feira é marcada por alguns pontos negativos e positivos, destaca Celso Fonseca, sócio e head de renda variável da Venice Investimentos. “A queda do minério de ferro pesa na Vale e demais ações do setor. Em compensação, as bolsas europeias sobem após PPI inflação ao produtor da zona do euro em maio em linha com o esperado. Algumas da Ásia também subiram”, avalia.

Além do externo, cita Fonseca, o mercado monitora as preocupações com o político. “Até quinta pode ser votada a PEC dos Benefícios e está todo mundo preocupado com o fiscal. Na sexta, tem IPCA de junho, quando também sairá o payroll nos EUA. Tudo isso deixa a Bolsa meio de lado”, afirma Fonseca.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além da alta das bolsas europeias, a valorização em torno de 1% do petróleo limita a queda do índice Bovespa, após interromper três pregões de baixa. Na sexta-feira, subiu 0,42%, aos 98.953,90 pontos. Às 11h05, cedia 0,26%, aos 98.695,92 pontos. Na mínima intradia marcou 98.264,28 pontos (-0,70%).
“Não deveria perder a faixa dos 98 mil pontos”, diz o economista Álvaro Bandeira e consultor de Finanças, indicando que se isso acontecer pode abrir espaço para novas quedas. “Contudo, a queda do minério de ferro deve pesar na Vale”, acrescenta Bandeira.

O recuo de quase 6% nas cotações da commodity no mercado futuro em Dalian e de 4,41% no porto chinês de Qingdao influencia negativamente não só os papéis da mineradora, mas de todo o segmento na B3, bem como o próprio índice Bovespa.

A desvalorização vem após a China anunciar que os mais de 1,7 milhão de habitantes de duas regiões na província de Anhui entraram em lockdown. É mais uma evidência de que o país asiático não pretende abandonar a rígida estratégia de combate ao coronavírus, que tem sido chamada de “tolerância zero”. Já a França voltou a recomendar uso de máscaras, mas evita obrigatoriedade.

Se de um lado as decisões podem atenuar o avanço mundial da inflação, tendem a elevar preocupações com desaquecimento não só da China, mas global, subindo a possibilidade de recessão em países como os Estados Unidos.

Publicidade

O investidor local ainda acompanha os desdobramentos da PEC dos Benefícios. Na semana passada, a proposta foi aprovada pelo Senado, com ampliação de benefícios e de novas despesas, totalizando R$ 41,2 bilhões fora do teto de gastos. O receio é de que outras medidas sejam incluídas pelos deputados, elevando o risco fiscal do governo Bolsonaro a menos de três meses das eleições no País. Hoje, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reunirá com líderes partidários para acertar os detalhes do texto da PEC. Na sexta, Lira assinou o despacho para juntar a pacote a fim de que a tramitação da PEC seja mais rápida.

“Iniciamos a semana focados na PEC das bondades eleitorais na Câmara”, cita em nota a Mirae Asset, acrescentando que a proposta deve ser aprovada esta semana na Casa. “Problema maior acontece no próximo governo, já que os benefícios sociais vencem no fim deste ano.” Conforme a Mirae, o temor é de muitas medidas na PEC se tornem permanentes, elevando os riscos fiscais.

No horário citado acima, as ações da Petrobras subiam cerca de 1%, enquanto as da Vale cediam também nesta faixa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • vale3
Cotações
21/01/2026 17h33 (delay 15min)
Câmbio
21/01/2026 17h33 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

  • 2

    Ibovespa fecha acima de 166 mil pontos e bate novo recorde em meio a cenário externo tenso

  • 3

    Ibovespa hoje renova máxima histórica aos 171 mil pontos em dia de pesquisa eleitoral e liquidação do Will Bank

  • 4

    Onde investir o ressarcimento do FGC dos CDBs do Master: opções seguras e rentáveis

  • 5

    CDBs do Will Bank já preocupavam mercado antes de BC decretar a liquidação; entenda o caso

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Imagem principal sobre o Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Logo E-Investidor
Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Imagem principal sobre o Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Logo E-Investidor
Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Imagem principal sobre o Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Logo E-Investidor
Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Imagem principal sobre o Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Logo E-Investidor
Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Últimas: Tempo Real
Ouro fecha em alta com tensões geopolíticas e preocupações fiscais renovadas
Tempo Real
Ouro fecha em alta com tensões geopolíticas e preocupações fiscais renovadas

Na Comex, o metal encerrou em alta para fevereiro, enquanto a prata para março recuou 2,11%

21/01/2026 | 16h49 | Por Pedro Lima
Bolsas europeias fecham com sinais mistos após declarações de Trump sobre Groenlândia
Tempo Real
Bolsas europeias fecham com sinais mistos após declarações de Trump sobre Groenlândia

Acordo comercial entre os EUA e a União Europeia está em espera; Europa avalia como se defender de ameaças americanas

21/01/2026 | 16h18 | Por Matheus Andrade
Dólar hoje cai com entrada de investidor estrangeiro e discurso de Trump no radar
Tempo Real
Dólar hoje cai com entrada de investidor estrangeiro e discurso de Trump no radar

O presidente dos Estados Unidos disse hoje que não irá usar a força para tentar obter a Groenlândia

21/01/2026 | 15h51 | Por Beatriz Rocha
BTG eleva Cogna (COGN3) para compra e rebaixa Afya (A2FY34) após revisão do setor de educação
Tempo Real
BTG eleva Cogna (COGN3) para compra e rebaixa Afya (A2FY34) após revisão do setor de educação

Banco vê impulso operacional e forte geração de caixa na Cogna, enquanto retorno menor de FCF pesa sobre a tese da Afya

21/01/2026 | 15h22 | Por Mateus Fagundes

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador