O Ibovespa hoje opera em queda de 0,53%, aos 108.389,59 pontos na abertura do pregão desta quarta-feira (31). O índice reage aos sinais de fraqueza da economia chinesa, que pesam nas moedas emergentes e nas commodities. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial caiu de 49,2% para 48,8% em maio, ficando bem abaixo da expectativa (49,5%).
As negociações do teto de dívidas dos Estados Unidos também preocupam os mercados, tendo em vista que a proposta atraiu críticas não apenas de republicanos, mas também de democratas.
Um dos poucos sinais positivos no dia de hoje foram os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que mostrou a taxa de desocupação em 8,5% no trimestre encerrado em abril, levemente abaixo da mediana das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, de 8,7%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O destaque corporativo segue na Petrobras (PETR4), que desmobilizou todo o aparato montado para exploração na bacia de Foz do Amazonas, incluindo a sonda de perfuração. O movimento dá sinais de que a estatal não aposta numa solução rápida para o caso.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade