Últimas notícias

Ibovespa cai mais de 1% e volta aos 109 mil pontos por conta de risco

O principal temor é que Pequim adote um lockdown, assim como ocorreu em Xangai.

Ibovespa cai mais de 1% e volta aos 109 mil pontos por conta de risco
Foto: Renato Cerqueira/Futura Press
  • O minério de ferro fechou em queda de quase 10% em Cingapura e os preços do barril petróleo despencam mais de 5% nos futuros de Nova York e Londres.

O Índice Bovespa opera em queda firme nesta segunda-feira, de volta ao patamar dos 109 mil pontos, o que não se via desde 16 de março. A queda é puxada principalmente pelas ações ligadas a commodities, em sintonia com a aversão ao risco no mercado internacional. Os riscos econômicos associados ao aumento de caso de covid-19 na China incentivam o investidor a buscar ativos de proteção, o que leva à apreciação do dólar em todo o mundo e queda das bolsas.

A capital da China, Pequim, ordenou hoje que os moradores de uma área do distrito de Chaoyang, afetado pela covid-19, não deixem o local e não saiam de suas residências por razões não essenciais. O principal temor é que Pequim adote um lockdown, assim como ocorreu em Xangai. As restrições na China acendem o sinal de alerta para o risco de desaceleração da segunda maior economia do mundo.

O minério de ferro fechou em queda de quase 10% em Cingapura e os preços do barril petróleo despencam mais de 5% nos futuros de Nova York e Londres. A bolsa de Xangai fechou com perda de 5,1%. O sinal é de baixa nas bolsas da Europa e nos índices acionários em Nova York.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A pouco mais de uma semana para as decisões de política monetária no Brasil e nos EUA, o investidor acompanhará de perto a divulgação de indicadores econômicos por aqui e por lá, principalmente no que diz respeito à inflação. As sinalizações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de que poderá promover um aumento mais forte dos juros locais colocou os demais mercados em modo de cautela na semana passada, elevando a expectativa por números da economia americana.

Às 11h11, o Ibovespa tinha 109.788,97 pontos, em queda de 1,16%. Petrobras ON e PN perdiam 2,16% e 2,85%, nesta ordem. Vale ON recuava 2,68%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos