Últimas notícias

Ibovespa encerra e chega ao sexto pregão de altas consecutivas; dólar tem menor cotação do ano

A alta do Ibovespa só não foi maior porque, ao longo da tarde, acabou pressionada pelo desempenho de papéis de maior peso, como a Vale

Ibovespa encerra e chega ao sexto pregão de altas consecutivas; dólar tem menor cotação do ano
(Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa encerrou esta sexta-feira (9) em alta de 1,33%, aos 117.019,48 pontos. Já são seis pregões de altas consecutivas na B3, que encerrou a sétima semana seguida de desempenho positivo.

A sequência de altas vista na Bolsa brasileira nos últimos dias fez o índice entrar em “bull market”, nome dado quando um determinado índice ou altivo ultrapassa 20% de valorização frente ao seu piso mais recente. Na volta do feriado de Corpus Christi, o bom humor é motivado pela expectativa de corte na taxa de juros no Brasil, uma pausa no aperto monetário dos Estados Unidos, e maiores estímulos econômicos na China.

A alta do Ibovespa só não foi maior porque, ao longo da tarde, acabou pressionada pelo desempenho de papéis de maior peso, como a Vale (VALE3). A ação da mineradora vinha em uma sequência positiva, apoiada na valorização do minério e a expectativa por estímulos econômicos na China; mas parece ter passado por um movimento de realização de lucros nesta sexta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O pregão também foi marcado pela forte valorização do real frente ao dólar, que chegou a bater os R$ 4,87, a menor cotação de 2023. Sem grandes drivers em um dia de baixa liquidez, o câmbio reflete o otimismo com o cenário macroeconômico brasileiro, que já vem impulsionando uma queda do dólar nos últimos dias.

*Com Estadão Conteúdo