Últimas notícias

Ibovespa engata 3ª queda com ruídos locais e cautela externa

Com desempenho, o Ibovespa já acumula nesta semana perda de 3,8%

Ibovespa engata 3ª queda com ruídos locais e cautela externa
Saber o que é o Ibovespa é a melhor chance de saber o melhor momento de investir em alguma empresa.

(Reuters) – O tom negativo prevalece na bolsa paulista nesta quarta-feira, 18, marcada pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro, com as ações da Vale recuando mais de 2% na esteira do declínio dos preços do minério de ferro na China.

Às 11:39, o Ibovespa caía 1,13%, a 116.574,22 pontos. O volume financeiro somava 9 bilhões de reais. Com tal desempenho, o Ibovespa já acumula nesta semana perda de 3,8%.

Na visão do economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, o ambiente político-institucional conturbado também tende a continuar pesando sobre os ativos domésticos, enquanto a cautela predomina nos mercados no exterior.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ele cita que essa cautela é refletida em movimentos modestos na maioria dos ativos, com preocupações do efeito da disseminação da variante delta da covid na economia global, em meio à perspectiva de redução de estímulos e inflação elevada.

Em Wall Street, o S&P 500 rondava a estabilidade, com investidores também aguardando a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

DESTAQUES

– VALE ON recuava 2,7%, com o setor de mineração e siderurgia do Ibovespa como um todo no vermelho, após os contratos futuros do minério de ferro negociados na China recuarem mais de 4%, pressionados por um aumento nos estoques em portos e por restrições à produção de aço.

– JHSF ON subia 3,2%, destoando do viés de baixa do mercado, em meio a novo programa de recompra envolvendo até 28 milhões de ações, o que equivalente a 9,15% dos papéis da companhia em circulação no mercado, aprovado pelo conselho de administração.

– COSAN ON perdia 4,1% , seguida pela ULTRAPAR ON recuava 3,5%, em sessão negativa para empresas do setor de combustíveis, com BR DISTRIBUIDORA ON cedendo 0,5%, tendo ainda de pano de fundo venda da participação acionária na Brasil Carbonos para a Unimetal.

– PETROBRAS PN mostrava declínio de 1%, na contramão dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent tinha acréscimo de 0,2%.

Publicidade

– MAGAZINE LUIZA ON caía 2,5%, também pesando, com as rivais AMERICANAS ON em baixa de 1,8% e VIA ON em queda de 0,2%. Executivos da Via fecharam um acordo de 546 mil reais com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em processo sobre divulgação de informação.