Últimas notícias

Ibovespa fecha em leve alta, com nona valorização semanal seguida

Ações de empresas do setor elétrico foram destaque positivo no dia

Operador em frente a painel da Bolsa de Valores (Foto: Shutterstock)
  • O índice encerrou o pregão em valorização de 0,04%, aos 118.977,10 pontos

O Ibovespa fechou em leve alta nesta sexta-feira (23), em semana marcada pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). O índice encerrou o pregão em valorização de 0,04%, aos 118.977,10 pontos, variando entre máxima a 119.386,09 pontos e mínima a 118.178,09 pontos.

No dia, a bolsa brasileira oscilou acompanhando os índices acionários dos Estados Unidos, que fecharam em queda em meio a novas preocupações com o futuro dos juros no país, após as sabatinas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no Congresso americano.

O Ibovespa também foi prejudicado pela queda de ações de grande peso, como Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3), em meio à desvalorização de commodities no exterior. Enquanto os papéis ordinários da estatal chegaram a ceder mais de 3%, os preferenciais tombaram acima de 4%. Já as ações da mineradora caíram em torno de 1,5%.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os destaques positivos na bolsa brasileira, estão as ações do setor elétrico, com a CPFL Energia (CPFE3) figurando entre os maiores ganhos do Ibovespa no dia, com valorização de mais de 6%. Energisa (ENGI11) e Equatorial (EQTL3) também apresentaram um bom desempenho, com altas acima de 4%.

O movimento ocorreu após o Ministério de Minas e Energia (MME) divulgar os requisitos básicos para a renovação antecipada das concessões de 20 distribuidoras de energia que vencem entre 2025 e 2031.

Na última sessão, de quinta-feira (22), o Ibovespa fechou em baixa de 1,23%, aos 118.934,20 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.