O Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,70%, aos 109.176,92 pontos. O índice operou em desvalorização durante o dia, pressionado pelo exterior negativo e perdas de Bradesco (BBDC4), Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4).
Leia também
Na quinta-feira (16), a Vale divulgou seu resultado trimestral referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022. A mineradora reportou um lucro líquido de US$ 3,7 bilhões, uma queda de 16,4% em comparação ao terceiro trimestre de 2022. O resultado é um tanto quanto mais “morno” do que o alcançado em outros trimestres. Veja a avaliação dos especialistas nesta reportagem.
Investidores também monitoraram hoje o possível manutenção de aperto monetário pelo Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos. Em reflexo, as bolsas em NY também operaram majoritariamente em baixa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em paralelo, o índice que mede inflação na Alemanha (PPI) mostrou resultados acima do esperado, o que também pode indicar maior pressão monetária no país europeu. O petróleo operou em queda durante o dia, enquanto o minério de ferro manteve alta. Por fim, o dólar fechou em baixa de 0,96% ante ao real, negociado a R$ 5,16.
O que é o Ibovespa?
O Índice Bovespa é um dos principais termômetros da economia brasileira, ao lado das taxas Selic, dos indicadores inflacionários e do dólar. Por essa razão, é acompanhado de perto pelo mercado financeiro, investidores e imprensa especializada.
O Ibovespa reflete o desempenho do mercado de ações no Brasil e, por consequência, a saúde econômica do País, assim tendo um impacto direto na vida dos brasileiros. O crescimento do indicador pode significar um aumento da confiança na economia e um estímulo aos investimentos das empresas e à geração de empregos.