O Ibovespa futuro recua 0,16%, aos 160.000 pontos nesta quinta-feira (27). As atenções do mercado estão em dados de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).
Publicidade
O Ibovespa futuro recua 0,16%, aos 160.000 pontos nesta quinta-feira (27). As atenções do mercado estão em dados de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O feriado de Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos tende a reduzir a liquidez dos mercados globais nesta quinta-feira (27). Hoje as bolsas de Nova York permanecem fechadas, enquanto os sinais são mistos nas bolsas europeias antes da ata do Banco Central Europeu (BCE).
Sem Nova York, a bolsa de valores brasileira busca direção em comentários de Gabriel Galípolo e Diogo Guillen, presidente e diretor de Política Econômica do Banco Central (BC) respectivamente, além dos dados do mercado de trabalho — que é o que mais demora a reagir aos efeitos da política monetária.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 0,44% na China. Os preços do petróleo mostram leve avanço enquanto investidores monitoram os desdobramentos de um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.
No câmbio, o dólar hoje opera praticamente estável ante moedas fortes e ante o real. Após a abertura, a moeda americana subia 0,11%, a R$ 5,3405 na venda.
O IGP-M de novembro subiu 0,27%, após cair 0,36% em outubro, informou nesta manhã a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa mensal veio abaixo da mediana das estimativas do Projeções Broadcast, de 0,28%. As estimativas iam de 0,18% a 0,37%. A agenda econômica desta quinta-feira traz também o Relatório Mensal da Dívida (RMD).
Nesta quinta, estão previsto dados de emprego, medidos pelo Caged, que serão divulgados a partir das 14h30. A mediana das estimativas do mercado indica criação líquida de 120 mil vagas com carteira assinada no indicador em outubro, após saldo positivo de 213.002 vagas.
Uma desaceleração pode trazer alívio aos juros futuros e fortalecer as apostas de início de corte da Selic em janeiro. E os dirigentes do BC podem ou não respaldar essa percepção.
Nesta semana, o diretor de Política Monetária do BC, Nilton David, descartou novas altas de juros, e o mercado interpretou que o ciclo de afrouxamento pode estar próximo. Um acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) deve ser concluído em dezembro, disse hoje o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Gabriela Jucá, Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador