O índice Ibovespa futuro abriu nesta sexta-feira (27) praticamente estável, apenas com uma leve alta de 0,01%, chegando aos 133.560 pontos. O desempenho se dá com atenções voltadas ao Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. No Brasil, falas dos dirigentes do Banco Central (BC) serão acompanhadas.
Leia também
O principal índice da B3 futuro pode buscar mais um dia de ganhos, mas a fraqueza dos futuros de Nova York tende a ser um fator limitante. A alta superior a 4% do minério de ferro deve ajudar a impulsionar os ativos.
Nesta sexta-feira, as concentrações estão voltadas ao índice de inflação ao consumidor dos Estados Unidos, o preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A diretora do Fed Lisa Cook afirmou na quinta-feira (26) que, nos últimos meses, os riscos ascendentes diminuíram para a inflação, mas os descendentes cresceram para o emprego, enquanto a demanda no mercado de trabalho moderou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Investidores brasileiros também ficam de olho em eventos com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e com o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen.
Outros indicadores importantes para o mercado financeiro hoje
Entre os indicadores da agenda local, estão os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de setembro e a taxa desemprego mensurada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou esta manhã que o IGP-M acelerou a 0,62% em setembro, após 0,29% em agosto. Com essa taxa, o índice acumula alta de 4,53% nos últimos 12 meses.
Enquanto isso, a Pnad Contínua mostrou a tIaxa de desemprego em 6,6% no trimestre até agosto, número dentro das expectativas do Projeções Broadcast, cuja mediana era 6,7% e teto de 6,9%.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações do Broadcast