Tempo Real

Ibovespa futuro: PIB brasileiro forte deve penalizar a Bolsa nesta terça-feira

Agora, o mercado aguarda a divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial dos Estados Unidos em agosto

Ibovespa futuro: PIB brasileiro forte deve penalizar a Bolsa nesta terça-feira
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (3) em queda de 0,45%, chegando aos 135.615 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do segundo trimestre, divulgado esta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O principal índice da B3 futuro pode ser contagiado pelos sinais negativos nas bolsas internacionais e as perdas das commodities – o  minério de ferro voltou a cair mais de 4% na China -, que podem nutrir a demanda por proteção e alta do dólar ante o real.

Ainda esta manhã, será divulgado o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial dos Estados Unidos em agosto, que juntamente ao PIB brasileiro devem dar suporte às projeções do mercado para o potencial crescimento interno e de desaceleração da economia americana neste ano. Confira aqui a agenda completa desta terça-feira.

PIB brasileiro

O PIB brasileiro registrou alta de 1,40% no segundo trimestre de 2024 ante o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2023, o PIB apresentou alta de 3,30%. Ainda segundo o instituto, o PIB do segundo trimestre de 2024 totalizou R$ 2,888 trilhões. O resultado ficou perto das estimativas colhidas no mercado financeiro pelo Projeções Broadcast, que variavam de 0,4% a 1,6%, com mediana em 0,9%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O PIB da indústria registrou alta de 1,80% no período em relação ao primeiro trimestre deste ano. Já o indicador da agropecuária reportou baixa de 2,30% nessa mesma comparação. O PIB de serviços, por sua vez, avançou 1,00% ante o primeiro trimestre de 2024.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na Bolsa de Valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

*Com informações do Broadcast