Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro cai em dia de produção industrial do País e indica mais um pregão difícil para o investidor

Aversão a risco no exterior pressiona o índice futuro da Bolsa. Veja o que esperar da sessão desta quarta-feira

Ibovespa futuro cai em dia de produção industrial do País e indica mais um pregão difícil para o investidor
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O índice Ibovespa futuro hoje abriu em queda de 0,23%, chegando aos 135.920 pontos. O recuo desta quarta-feira (4)  se dá com atenções voltadas aos números da produção industrial em julho.

A aversão ao risco no exterior e uma nova queda de 3,09% no minério de ferro indicam mais um dia difícil para a bolsa brasileira. No último pregão, o Índice Bovespa chegou à quarta sessão consecutiva em baixa, ao cair 0,41%, aos 134.353,48 pontos, após atingir os 137 mil pontos, nível recorde de fechamento, na última quarta-feira (28) – relembre aqui. Assim, o índice quase zerou o ganho no ano, que soma 0,13%.

No exterior, investidores concentram atenção no relatório de abertura de vagas Jolts de agosto, além do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que fornece uma visão abrangente da condição econômica nos Estados Unidos. Confira a agenda completa nesta matéria.

Indicadores brasileiros

A produção industrial caiu 1,4% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda da produção industrial foi maior do que a apontada pela mediana das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, de 0,9%. As previsões iam desde uma contração de 3,1% até avanço de 0,6%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em relação a julho de 2023, a produção subiu 6,1%. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de alta de 4% a 8%, com mediana também positiva de 6,9%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 3,2%. Em 12 meses, a produção acumula elevação de 2,20%.

Ainda esta manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,5 ponto na passagem de julho para agosto, atingindo 83,1 pontos. Esta é a terceira alta seguida do índice, que chegou ao seu maior nível desde setembro de 2022, quando registrou 83,8 pontos. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 1,4 ponto.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

*Com informações do Broadcast

Publicidade