O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (11) em alta de 0,26%, chegando aos 135.925 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas aos dados de inflação ao consumidor dos Estados Unidos em agosto, medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e previstos para serem divulgados esta manhã – confira aqui a agenda completa do dia.
Leia também
Apesar do tom negativo no mercado futuro das bolsas de Nova York, o principal índice da B3 pode ter um dia de ganhos, impulsionado pelas commodities – principalmente o petróleo que dispara mais de 2% após o tombo de 4% da véspera.
Quanto ao índice de preços, o indicador deve trazer ajustes nas apostas para o ciclo de corte de juros, mas não deve mudar a expectativa de corte de 25 pontos-base pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na semana que vem. O indicador deve desacelerar à taxa anual de 2,6% em agosto, segundo o Projeções Broadcast.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, inicia-se o período de silêncio do Comitê de Política Monetária (Copom), quando seus membros ficam proibidos de se manifestar sobre a conjuntura econômica. O Copom se reúne nas próximas terça (17) e quarta-feira (18) para definir a taxa Selic. O período de silêncio vai até a publicação da ata do encontro na terça-feira seguinte, dia 24.]
- Leia também: “Não estou convencido de que subir a Selic é o único cenário possível”, diz Dalton Gardimam – veja motivo
Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o volume de serviços prestados subiu 1,20% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços.
Na comparação com julho de 2023, houve avanço de 4,30% em julho, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada no ano – que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior – foi de alta de 1,80%. No acumulado em 12 meses, houve alta de 0,90%, ante avanço de 0,80% até junho.
O resultado de julho superou o teto das previsões do mercado, que iam desde uma queda de 1,8% a uma alta de 1,1%, com mediana de estabilidade (0,0%), segundo estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
* Com informações do Broadcast