Os principais assuntos do Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (8) em estabilidade, com leve alta de 0,07%, aos 144.795 pontos. As atenções do mercado estão no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado, além do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de agosto e do Boletim Focus.
Mercado antecipa cortes de juros dos EUA após payroll de agosto abaixo do esperado; veja as chances
Apesar do otimismo no exterior e do avanço dascommodities hoje, o principal índice da B3 pode ficar mais cautelosos nesta fase final do julgamento de Bolsonaro e dos demais réus do principal núcleo golpista. No câmbio, o dólar hoje mostra leve queda de 0,04% ante o real, a R$ 5,4102.
A sessão de julgamento de Bolsonaro será retomada na terça-feira (9), com o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes, e seguirá até sexta-feira (12). A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, fará uma reunião com ministros para articular um plano para barrar a aprovação da urgência da proposta de anistia.
Ibovespa futuro: os principais assuntos desta segunda-feira (8)
Boletim Focus: interrupção da queda da expectativa para o IPCA
O boletim Focus do Banco Central atualizou, nesta segunda-feira (8), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o IPCA e a taxa básica de juros do País, a Selic. As projeções do relatório Focus para a inflação brasileira em 2025 ficaram estáveis em 4,85% após 14 semanas seguidas de redução. O patamar segue acima do teto da meta, atualmente em 4,50%.
Quanto aos juros brasileiros, as projeções do boletim Focus seguem estáveis: em 2025, a Selic deve permanecer em 15% ao ano. Veja aqui como ficam as projeções para os próximos anos.
Inflação medida pelo IGP-DI cresce em agosto
O indicador de inflaçãoIGP-DI registrou alta de 0,20% em agosto, após uma redução de 0,07% em julho, divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado do indicador ficou abaixo da mediana positiva de 0,38% das estimativas na pesquisa Projeções Broadcast, cujo intervalo ia de 0,11% a 0,60%. Em 12 meses, o IGP-DI acumulou um recuo de 1,62% no ano e avanço de 3,00% em 12 meses.
Ainda esta semana, saem dois indicadores importantes de inflação: o IPCA no Brasil e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos Estados Unidos.
Julgamento de Bolsonaro eleva riscos de retaliação americana
Presidente dos EUA, Donald Trump, justificou o “tarifaço” com pautas, em sua maioria, políticas. Entre elas, anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro. (Imagem: Alan Santos/PR em Agência Brasil)
Com a reta final do julgamento de Bolsonaro, a expectativa é que as punições variem entre 25 e 30 anos de prisão e o receio do mercado é de uma nova ofensiva de Donald Trump. No domingo (7), dia da Independência do Brasil, a manifestação na Avenida Paulista pela anistia contava também com bandeiras dos EUA.
Integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acreditam que há “pouca margem” de negociação do governo brasileiro com a Casa Branca sobre as tarifas. Informações obtidas pelo governo indicam que novas sanções devem vir somente após os votos dos ministros. Ainda assim, Lula disse na sexta-feira acreditar que a relação entre os dois países voltará à normalidade.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações de Luciana Xavier e Maria Regina Silva, do Broadcast