

O Ibovespa futuro avança 0,48%, aos 148.690 pontos, nesta quinta-feira (23). As atenções do mercado estão no impulso do petróleo, após novas sanções dos EUA à Rússia, enquanto a agenda traz números da arrecadação federal de setembro.
Publicidade
O Ibovespa futuro avança 0,48%, aos 148.690 pontos, nesta quinta-feira (23). As atenções do mercado estão no impulso do petróleo, após novas sanções dos EUA à Rússia, enquanto a agenda traz números da arrecadação federal de setembro.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As bolsas de valores internacionais mostram direções opostas nesta manhã, repercutindo as sanções dos EUA contra as petrolíferas russas Rosneft e Lukoil (leia mais abaixo). Já a expectativa de encontro entre EUA e China sobre comércio traz algum alívio.
No Brasil, o Índice Bovespa deve ter um dia de ganhos, impulsionado pelo avanço do petróleo, nova valorização do minério de ferro (0,39%) e maior otimismo com a inflação no Brasil.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, o dólar hoje opera em alta ante outras moedas de economias desenvolvidas, mas recua ante o real (-0,14%), a R$ 5,3896 na venda.
Os contratos futuros do petróleo disparam após os Estados Unidos anunciarem sanções as petrolíferas russas Rosneft e Lukoil, o que intensificou as preocupações com a oferta do petróleo.
Segundo apurado pelo Estadão, a ofensiva americana vem como resposta ao presidente russo, Vladimir Putin, ao resistir ao encerramento da guerra na Ucrânia. Enquanto adia as negociações, o líder russo busca ampliar seu controle territorial e, assim, fortalecer sua posição em um eventual acordo.
Ao anunciar as sanções de ontem, os Estados Unidos alertaram que países ou empresas que adquirirem petróleo russo também poderão ser alvo das medidas punitivas.
Com efeito, o preço futuro do barril do Brent e WTI superaram alta de 5%, por volta das 6h30 (de Brasília) da manhã. Já às 9h10, o petróleo avançava em torno de 3,05%. Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 2,06% no mesmo horário.
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou no Fórum Econômico Indonésia-Brasil, em Jacarta, que a inflação segue acima da meta e exige juros elevados por mais tempo.
Publicidade
Também em Jacarta, o presidente Lula confirmou que buscará um quarto mandato em 2026, criticou o protecionismo e defendeu o comércio em moeda nacional com a Indonésia, antes de se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, no domingo (26). Dados de arrecadação ficam também no radar.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador