O Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (21) em queda de 0,08%, chegando aos 130.315 pontos. O recuo do índice se dá na esteira das decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos e com atenções a dados econômicos no País.
Leia também
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu por cortar mais uma vez a taxa de juros brasileira, a Selic, em 0,5 ponto percentual. Agora, a principal referência dos juros no Brasil está no patamar de 10,75% ao ano.
Nos Estados Unidos, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, bc estadunidense) optou pela manutenção dos Fed Funds, entre 5,25% e 5,50% a.a. Apesar da decisão, a autoridade projeta três cortes neste ano, num ciclo total de 0,75 ponto-base, elevando apostas de redução inicial em junho. Por isso, a reação tem sido mais otimista nos mercados externos nesta manhã.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda nesta manhã, é esperada a divulgação da decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE), que fica no radar de investidores. Os índices dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de países europeus e dos EUA também são aguardados nesta quinta-feira. No Brasil, há grande expectativa pelo resultado da arrecadação federal em fevereiro.
*Com informações do Broadcast