

O Ibovespa futuro opera em queda de 0,13%, aos 146.210 pontos, nesta sexta-feira (26). As atenções do mercado se voltam para o comunicado da Gol (GOLL54) à Azul (AZUL4) encerrando discussões sobre fusão.
Publicidade
O Ibovespa futuro opera em queda de 0,13%, aos 146.210 pontos, nesta sexta-feira (26). As atenções do mercado se voltam para o comunicado da Gol (GOLL54) à Azul (AZUL4) encerrando discussões sobre fusão.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
No exterior, o mercado financeiro acompanha o índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, métrica de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Por lá, os futuros de NY têm fôlego curto, enquanto as bolsas europeias registram alta moderada.
A exemplo dos pares no exterior, o Índice Bovespa hoje pode ter fôlego limitado no início do pregão e ficar mais sensível aos dados americanos. Já as quedas do minério de ferro (1,74%) e do petróleo (0,10%) devem pesar sobre ações de mineradoras e petroleiras. No câmbio, o dólar hoje mostra leve queda de 0,09% ante o real, a R$ 5,3598.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao longo do dia, o mercado doméstico também repercute os possíveis impactos das novas tarifas de Trump para o Brasil. Embora não seja exportador de medicamentos ou caminhões pesados para os EUA – itens que recebem as notas tarifas – o Brasil vende móveis, armários e pias de banheiro ao país.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar tarifa de 100% para importação de produtos farmacêuticos, 50% sobre armários de cozinha e pias de banheiro, 30% sobre móveis estofados e 25% sobre caminhões pesados, a partir de 1º de outubro.
A medida deve dobrar preços de alguns medicamentos e afetar outras despesas com saúde, como os custos do Medicare e do Medicaid. Sem contar os riscos para inflação. As ações de farmacêuticas caíram na Ásia e estão pressionadas na Europa.
As ações de farmacêuticas caíram na Ásia e estão pressionadas na Europa. Nos EUA, papéis do setor, como os da Pfizer e da Merck, avançavam no pré-mercado, enquanto os da UnitedHealth recuavam.
O Grupo Abra, controlador da Gol, notificou a Azul de que está encerrando as discussões sobre uma possível fusão entre as duas companhias. O “ponto final”, que inclui também a rescisão do acordo de codeshare (compartilhamento de voos), é atribuído ao não avanço das conversas, assim como mudanças no cenário desde a assinatura do memorando de entendimento (MoU), em janeiro deste ano – confira a reportagem completa.
“As partes não tiveram discussões significativas ou progrediram em uma possível operação de combinação de negócios por vários meses como resultado do foco da Azul em seu processo de Chapter 11“, afirma o grupo controlador da Gol.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Luciana Xavier e Maria Regina Silva, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador