

O Ibovespa futuro abriu esta quarta-feira (13) em estabilidade, com leve alta de 0,02%, aos 138.150 pontos. As atenções do mercado estão no plano de contingência brasileiro contra o tarifaço americano e dados de varejo no acumulado de junho.
Publicidade
O Ibovespa futuro abriu esta quarta-feira (13) em estabilidade, com leve alta de 0,02%, aos 138.150 pontos. As atenções do mercado estão no plano de contingência brasileiro contra o tarifaço americano e dados de varejo no acumulado de junho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O sinal é positivo nos mercados de ações em Nova York e Europa, ainda ecoando a maior chance de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) voltar a cortar juros. Nesta quarta-feira, discursos de dirigentes do BC americano serão acompanhados na busca por pistas da política monetária dos EUA.
O bom humor no exterior tende a ajudar o principal índice da B3, enquanto investidores aguardam pelo plano de socorro do governo aos setores afetados, em especial pequenas e médias empresas, para amortecer os efeitos do tarifaço de Trump.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre as commodities hoje, o minério de ferro subiu 0,62% na China, enquanto petróleo acentuou perdas para 0,30% após a Agência Internacional de Energia (AIE) reduzir suas previsões para o avanço da demanda global pela commodity tanto em 2025 quanto em 2026.
O dólar hoje cai ante outras moedas de economias desenvolvidas nesta quarta-feira, ampliando robustas perdas de ontem. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – operava no menor nível em duas semanas nesta manhã. Em relação ao real, a moeda americana abriu em leve alta de 0,08%, negociada a R$ 5,3912.
As vendas do comércio varejista caíram 0,1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio abaixo da mediana positiva de 0,8% e dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,7% a uma alta de 1,5%.
Na comparação com junho de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta 0,3% em junho de 2025. Nesse confronto, as projeções iam de uma alta de 1,4% a 4,3%, com mediana positiva de 2,7%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, nesta quarta-feira (13), a medida provisória que busca proteger empresas brasileiras dos efeitos da tarifa de 50% dos Estados Unidos, com uma linha de crédito de R$ 30 bilhões. O presidente disse que as medidas que serão anunciadas agora são só o “começo”.
O pacote reúne financiamento, benefícios tributários e compras governamentais, com contrapartida de manutenção de empregos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adiantou que o governo vai abrir crédito extraordinário para financiar as medidas e, assim, as despesas ficarão de fora do limite de gastos do arcabouço, mas serão contabilizadas para a meta fiscal.
No anúncio pelo governo americano, cerca de 40% da pauta exportadora do Brasil ficou excluída da alíquota de 50%.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Daniela Amorim, Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador