Últimas notícias

Ibovespa sobe e volta aos 100 mil pontos, com “Super Quarta” no radar

O mercado permanece em cautela aguardando a divulgação da taxa básica de juros

Ibovespa sobe e volta aos 100 mil pontos, com “Super Quarta” no radar
Painel da B3. (Amanda Perobelli/ Reuters)

O Ibovespa subia 0,11% às 13h35 desta quarta-feira (22), aos 100.888,16 pontos. O índice registrou máxima de 101.202,92 pontos até o momento, e mínima de 100.318,84.

O mercado permanece em cautela aguardando a divulgação da taxa básica de juros brasileira, a Selic, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), e pelos juros dos Estados Unidos. A expectativa é de que a Selic permaneça em 13,75% ao ano, apesar das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto as norte-americanas mantenham o aumento de 0,25 ponto percentual (p.p.), com 4,75% a 5% ao ano.

As taxas longas e médias dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) têm queda significante, acompanhando em os retornos dos Treasuries, títulos da dívida soberana dos Estados Unidos. A baixa pode estar atrelada à reação do mercado aos dois novos possíveis diretores do Banco Central, Rodolfo Fróes e Rodrigo Monteiro. As informações são da jornalista Ana Flor, do G1 e da GloboNews.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto isso, a performance negativa dos ativos da estatal brasileira Petrobras (PETR3;PETR4) na Bolsa também pressiona o Ibovespa, repercutindo a volatilidade dos contratos futuros do petróleo.

O que é o Ibovespa?

O Índice Bovespa é um dos principais termômetros da economia brasileira, ao lado das taxas Selic, dos indicadores inflacionários e do dólar. Por essa razão, é acompanhado de perto pelo mercado financeiro, investidores e imprensa especializada.

O Ibovespa reflete o desempenho do mercado de ações no Brasil e, por consequência, a saúde econômica do País, assim tendo um impacto direto na vida dos brasileiros. O crescimento do indicador pode significar um aumento da confiança na economia e um estímulo aos investimentos das empresas e à geração de empregos.

*Com informações do Broadcast