Investimentos

Arcabouço fiscal: porque as novas regras são tão importantes para o investidor

A mudança tem potencial de trazer previsibilidade para o mercado, podendo impactar as decisões de todos os perfis

Arcabouço fiscal: porque as novas regras são tão importantes para o investidor
Foto: Dragonimages
  • O controle estabelecido pelo novo arcabouço fiscal permitirá ao mercado uma previsibilidade mínima sobre o que esperar para a saúde da economia
  • Caso as regras sejam encaradas como insuficientes, empresários e investidores podem desacreditar no País, o que levaria a desdobramentos negativos como a diminuição de investimentos e geração de empregos
  • A importância do novo arcabouço fiscal se estende para todas as modalidades de investimento, já que as regras interessam para o sistema financeiro como um todo

A expectativa pela divulgação do novo arcabouço fiscal tem sido uma das principais pautas para o mercado financeiro do Brasil nos últimos meses. Na segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que fizesse mais uma rodada de negociações com ministros e líderes partidários do Congresso, para que o texto contemplasse mais grupos de interesses.

Nesta terça-feira (21), o investidores acompanham as negociações que devem definir a proposta final do conjunto de regras que deve guiar os gastos do governo é visto como fundamental para a saúde da economia e por isso deve ser observado de perto por todos os perfis de investidores. O presidente Lula (PT) afirmou que o novo arcabouço fiscal será divulgado apenas após a viagem à China, que começa neste fim de semana. Haddad fará parte da comitiva.

As novas regras irão substituir o teto de gastos, que limita o crescimento de grande parte das despesas da União à inflação desde 2017. Na prática, essa limitação já vinha sendo descumprida desde a pandemia de Covid-19. Com a Pec da Transição, que permitiu um gasto R$ 145 bilhões fora do teto para este ano, ficou estabelecido que novas diretrizes devem ser apresentadas ao Congresso até agosto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A falta de estratégias para limitar os gastos pode significar ao País um endividamento acima dos 75% do Produto Interno Bruto (PIB), que seria sinalização de alto risco para os investidores, conforme explica o analista de ações da Levante Ideias de Investimentos, Flávio Conde. Atualmente esse endividamento está em 73%. “Acima dos 75% seria chance de haver calotes por falta de condições para pagar a dívida”, diz.

Previsibilidade

O controle bem estabelecido permite para o mercado uma previsibilidade mínima sobre o que esperar para a saúde da economia mesmo no longo prazo. Para Conde, essas regras têm potencial para atingir a todos de forma positiva. “O governo poderá gastar mais. A dívida pública vai crescer, mas não vai estourar. Assim o mercado poderá se sentir seguro e continuar investindo”, sintetiza.

O especialista em investimentos e sócio da GT Capita, Caio Canez de Castro, diz que a divulgação servirá como sinalização de como o governo quer enfrentar os problemas fiscais no curto prazo. “Mas principalmente servirá para entender o compromisso com a austeridade fiscal, ou seja, o quanto o presidente está comprometido com um projeto fiscal positivo de longo prazo”, afirma.

“A principal consequência seria a redução efetiva da taxa de juros no Brasil e isso melhoraria o cenário para o mercado de renda variável para os investidores. Já para a população como um todo, poderá aumentar a oferta de crédito e facilitar a saída das dívidas”, avalia Castro sobre um eventual arcabouço com diretrizes bem avaliadas pelo mercado.

Impactos

Caso as regras sejam encaradas como insuficientes, isso levaria a desdobramentos negativos. “Se os empresários não acreditarem nas regras e acharem que vai estourar tudo, param de investir, param de gerar emprego e eventualmente até demitem. Os investidores querem crescer, querem gerar receita e não dá para investir em um país que daqui a três anos a dívida pública vai ser impagável”, explica Conde.

José Cataldo, analista da Ágora Investimentos, diz que inicialmente os impactos tendem a ser positivos. “Independentemente das regras anunciadas, o esforço é necessário. O ponto principal é que não se gaste mais do que o que se arrecada e o investidor não pode perder isso de vista”, avalia o analista.

Segundo Cataldo, essa importância se estende para todas as modalidades de investimento, já que as regras interessam para o sistema financeiro como um todo. “Em um primeiro momento, o mercado vai dar um respiro: ‘bem, agora foi apresentada’. E aí depois parte para as análises. O mercado quer conhecer as regras para avaliar o poder e entrar em um nível de ajuste”, considera.

Congresso

Após a apresentação da proposta do novo arcabouço pelo governo federal, o Congresso ficará responsável pela discussão final para aprovar as regras.

Publicidade

Na etapa de análise dos parlamentares, equipes de bancos e consultorias terão participação ativa nos ajustes. “Terão comentários dizendo se uma determinada parte é crível ou não. Essas reações são interessantes e têm importância”, avalia Cataldo.

O especialista inclusive alerta que o novo arcabouço será um preâmbulo importante para a reforma tributária, prevista para este ano. “A reforma vai ser feita de olho no arcabouço fiscal. E o arcabouço fiscal é imaginando cenários da reforma tributária. Ele dará indicações do que podem ser os objetivos finais da reforma”, alerta aos investidores.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos