Ibovespa hoje: estabilidade marca abertura com produção industrial do Brasil e 2º dia de julgamento de Bolsonaro no radar; Tesouro faz leilão de títulos NTN-B
Bolsa de Valores hoje deve encontrar apoio no minério e no exterior, mas cautela por sanções americanas limitam fôlego; confira os destaques
Produção industrial do País ganha destaque no Ibovespa hoje em meio a julgamento de golpe no STF. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa hoje abriu em estabilidade, com tímida alta de 0,01%, aos 140.343 pontos nesta quarta-feira (3). As atenções do mercado estão nos dados de produção industrial brasileira em julho em meio ao segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, possibilidades de novas sanções dos Estados Unidos contra o governo brasileiro, sobretudo a algumas instituições como o Banco do Brasil (BBAS3), em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro impõem cautela. O recuo do petróleo (1,20%) também limita fôlego.
“Também segue a apreensão em relação a uma possível retaliação de Trump. A sentença está por vir, o grande ponto é em qual magnitude. Tentaram usar o Trump para fazer o ex-presidente escapar da prisão, mas parece que o tiro saiu pela culatra. E estão usando até isso como argumento no processo”, diz Alison Correia, analista de investimentos e co-fundador da Dom Investimentos.
Investidores também seguem atentos a desdobramentos das tarifas do governo Trump, que foram consideradas ilegais por um tribunal de apelações nos EUA no fim da semana passada. Além disso, ficam no foco os dados de emprego dos EUA (Jolts), Livro Bege, relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), além de discursos de dirigentes da autarquia.
Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial apresentou queda de 0,2% em julho ante estabilidade (dado revisado) em junho. O recuo veio menos intenso do que a mediana negativa das expectativas, de 0,3%. Após a divulgação, os juros miravam estabilidade.
Hoje o governo Trump deve protocolar uma apelação à Suprema Corte para reverter uma decisão que considerou ilegais as tarifas impostas pelo presidente dos EUA a importações estrangeiras.
“Setembro começou com aversão a risco nos mercados. Isso, apesar de Trump sofrer algumas derrotas”, pontua Alvaro Bandeira, coordenador de Economia da Apimec Brasil. Conforme ele, o Índice Bovespa não pode perder a marca dos 140 mil pontos, sob risco de descer ainda mais, rumo aos 138 mil, 137 mil pontos.
A agenda econômica traz também um leilão extraordinário do Tesouro com Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) – veja os detalhes aqui.
Ibovespa hoje: os principais assuntos para você acompanhar nesta quarta-feira (3)
Agenda econômica do dia
A agenda econômica desta quarta-feira (3) se volta aos dados de produção industrial brasileira em julho. O Ibovespa hoje também repercute o segundo dia do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) dos acusados de participação em tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministros militares.
Publicidade
Nos Estados Unidos, saem o relatório Jolts sobre a abertura de novas vagas de trabalho e o Livro Bege, relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Em paralelo, estão previstos discursos de dirigentes do Federal Reserve que podem influenciar as expectativas sobre juros. Participam de eventos os dirigentes de St. Louis, Alberto Musalem, e o de Minneapolis, Neel Kashkari.
No Reino Unido, o foco recai sobre o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, em audiência no Parlamento, em meio à pressão sobre os juros longos.
Na agenda econômica local, acontece o leilão extraordinário do Tesouro com oferta de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação). Serão divulgados também o Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto e de serviços e o Índice de Commodities (IC-BR), ambos de agosto.
Bolsas globais se recuperam com foco em dados e tarifas
Tribunal dos EUA considera ilegais tarifas impostas por Trump. (Foto: Adobe Stock)
Os índices futuros em NY sobem moderadamente, após perdas ontem, com investidores atentos a dados econômicos e incertezas sobre as tarifas dos EUA. O governo de Donald Trump deve recorrer hoje à Suprema Corte para reverter a decisão que considerou ilegais as novas alíquotas sobre importações – entenda mais sobre a decisão nesta matéria. O presidente norte-americano defende urgência no julgamento.
Publicidade
Os rendimentos dos Treasuries(títulos da dívida estadunidense) e de títulos europeus e japoneses sobem com temores fiscais.
Produção industrial pode reforçar efeito dos juros altos
A produção industrial caiu 0,2% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio um pouco melhor do que a mediana das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, de retração de 0,3%, com intervalo entre uma queda de 1,3% a uma alta de 0,7%.
Em relação a julho de 2024, a produção subiu 0,2%. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam desde uma queda de 1,7% a um avanço de 1,8%, com mediana positiva de 0,1%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 1,1%. No acumulado em 12 meses, a produção subiu 1,9%.
Depois da desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre dentro do esperado, a percepção geral é que a política monetária em postura restritiva está surtindo efeito sobre a atividade em ritmo gradual, indicando possibilidade de início de corte da Selicapenas no primeiro trimestre de 2026.
O que mais esperar do Ibovespa hoje?
O Índice Bovespa hoje pode se beneficiar do ambiente mais ameno lá fora e da alta do minério de ferro, em meio a possíveis novas emissões externas corporativas — como a da Petrobras (PETR3; PETR4), na esteira da operação de captação soberana em dólares fechada ontem pelo Tesouro Nacional.
Publicidade
Mas temores de novas sanções americanas ao Brasil por conta do julgamento de Bolsonaro no STF podem limitar o desempenho dos ativos locais, em meio à audiência em Washington sobre a investigação da Seção 301 (instrumento usado pelo governo norte-americano para investigar práticas consideradas injustas e legitimar punições tarifárias) contra o Brasil.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o Ibovespa hoje.
*Com informações de Maria Regina Silva, Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast