Últimas notícias

Ibovespa hoje abre em queda antes de discursos dos presidentes de BC e Fed

A produção industrial brasileira registrou queda de 0,30% de janeiro para fevereiro de 2024, segundo o IBGE

O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa abriu em queda de 0,14%, aos 127.364 pontos, nesta quarta-feira (3). O recuo do principal índice da B3 ocorre com atenções voltadas à produção industrial brasileira e aos discursos dos presidentes do Banco Central (BC) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Roberto Campos Neto e Jerome Powell, respectivamente.

Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial brasileira registrou queda de 0,30% de janeiro para fevereiro de 2024. No entanto, na comparação de 12 meses, fevereiro deste ano apresentou avanço de 5% se comparado a fevereiro de 2023, o maior aumento desde junho de 2021 (12,1%). No acumulado deste ano, a indústria brasileira registra alta de 4,30%.

Os investidores devem monitorar a palestra de Campos Neto, em meio a expectativas de possível antecipação no processo de transição no Banco Central.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos Estados Unidos, são esperados os resultados do relatório ADP sobre empregos no setor privado em março e dados dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) de serviços. O presidente do Fed discursa a partir das 13h10.

Na última sexta-feira (29), Powell afirmou que dependerá exclusivamente dos dados e do desempenho da economia a definição sobre o momento para cortes de juros, alertando que o Fed pode, inclusive, estender o período de manutenção da política restritiva se não houver progresso na redução da inflação.

O tom negativo em Nova York e a queda de 2,54% do minério de ferro na China devem manter pressão sobre o Ibovespa e ações da Vale (VALE3), enquanto leve alta do petróleo pode beneficiar os papéis da Petrobras (PETR3PETR4).

*Com informações do Broadcast