O Ibovespa hoje, principal índice da B3, abriu em queda de 0,10%, aos 122.513 pontos nesta terça-feira (25). A abertura de negócios ocorre de olho na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Leia também
No exterior, o índice de confiança do consumidor dos Estados Unidos e as falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) ficam no radar.
Entre as commodities, o minério de ferro fechou estável esta manhã, em Dalian, podendo inibir o desempenho da Vale (VALE3). O petróleo, por sua vez, recua por cautela com a demanda da China e os conflitos geopolíticos, o que pode pressionar os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4).
Ata do Copom
O documento divulgado há pouco pelo Banco Central (BC) trouxe detalhes da decisão unânime do colegiado em manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. Segundo a ata, a decisão veio em linha com a estratégia de fazer a inflação convergir a um nível “ao redor” da meta no horizonte relevante, que inclui o ano de 2025.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, ampliação da desancoragem das expectativas de inflação e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária”, afirma o comitê.
“A ata não trouxe grandes novidade, ainda mantém um tom de cautela”, avalia o economista Carlos Lopes, do BV. Segundo ele, o documento sinaliza que o juro básico ficará no nível atual pelo menos nas próximas reuniões do Copom, “provavelmente até o fim do ano.”
O documento também destacou o cenário adverso observado no exterior e citou as incertezas em relação aos cortes de juros nos EUA.
*Com informações do Broadcast
Publicidade