Tempo Real

Ibovespa hoje: veja a abertura do mercado no último pregão do semestre, após dados de desemprego do País

No exterior, destaque para a inflação dos Estados Unidos, medida pelo PCE

Ibovespa hoje: veja a abertura do mercado no último pregão do semestre, após dados de desemprego do País
O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,06%, aos 124.386 pontos nesta sexta-feira (28). A abertura de negócios do último pregão do mês ocorre de olho nos dados de desemprego da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta manhã.

No exterior, as atenções ficam para a inflação medida pelo Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) nos Estados Unidos. O indicador pode dar pistas sobre a trajetória de juros no país.

O otimismo predomina entre as commodities, com o avanço do petróleo e a alta de 0,18% do minério de ferro em Dalian, na China.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego se manteve em 7,1% no trimestre até maio de 2024. No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego aferida pela Pnad Contínua foi de 8,3%.

Já a renda média real no País aumentou 5,6% no mesmo período, chegando aos R$ 3.181, na comparação com o recorte referente a 2023. Por fim, o IBGE ainda trouxe o avanço de 9% da massa de renda real, paga aos brasileiros ocupados, que somou R$ 317,8 bilhões no trimestre até maio.

Inflação nos EUA

O PCE ficou estável nos Estados Unidos em maio, na comparação com abril, segundo o Departamento do Comércio. Na comparação anual, o índice subiu 2,6%. O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,1% no mês em maio, com alta anual de 2,6%.

*Com informações do Broadcast