No exterior, as atenções ficam para a inflação medida pelo Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) nos Estados Unidos. O indicador pode dar pistas sobre a trajetória de juros no país.
O otimismo predomina entre as commodities, com o avanço do petróleo e a alta de 0,18% do minério de ferro em Dalian, na China.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego se manteve em 7,1% no trimestre até maio de 2024. No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego aferida pela Pnad Contínua foi de 8,3%.
Já a renda média real no País aumentou 5,6% no mesmo período, chegando aos R$ 3.181, na comparação com o recorte referente a 2023. Por fim, o IBGE ainda trouxe o avanço de 9% da massa de renda real, paga aos brasileiros ocupados, que somou R$ 317,8 bilhões no trimestre até maio.
Inflação nos EUA
O PCE ficou estável nos Estados Unidos em maio, na comparação com abril, segundo o Departamento do Comércio. Na comparação anual, o índice subiu 2,6%. O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,1% no mês em maio, com alta anual de 2,6%.
*Com informações do Broadcast