Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice abre em alta com Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) no radar

Alta no minério de ferro e queda do petróleo devem impactar o índice

Ibovespa hoje: índice abre em alta com Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) no radar
(Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa abriu em alta de 0,09%, aos 124.494 pontos nesta quarta-feira (17). O avanço do principal índice da B3 ocorre com atenções voltadas à Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3PETR4), assim como o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), uma espécie de prévia do produto Interno Bruto (PIB), divulgado na manhã de hoje pelo Banco Central (BC).

A alta de 2,74% no American Depositary Receipt (ADR, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale, no pré-mercado de Nova York, a alta de 4,25% do minério de ferro em Dalian, na China, e os resultados surpreendentes no relatório de produção e vendas devem impulsionar os ativos da mineradora nesta quarta-feira.

A queda do petróleo é contraponto e deve a pesar nas ações da Petrobras (PETR3PETR4), em meio às discussões sobre distribuição dos dividendos extras, suspensão do afastamento do presidente do Conselho de Administração (CA) da Petrobras, Pietro Sampaio Mendes, do cargo e a geopolítica no Oriente Médio.

O IBC-BR subiu 0,40% em fevereiro ante janeiro, com ajustes, e 2,59% ante fevereiro do ano passado, segundo dados do BC divulgados há pouco. No primeiro trimestre de 2024, houve um aumento de 2,95% em relação ao mesmo período do ano anterior, sem ajustes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

*Com informações do Broadcast