Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice cai abaixo dos 129 mil pontos, na contramão de NY

Papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) e de bancos pressionam o índice no dia

Ibovespa hoje: índice cai abaixo dos 129 mil pontos, na contramão de NY
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Ibovespa segue em queda próximo ao final do pregão desta quarta-feira (28). O índice opera na direção contrária das Bolsas de Nova York. Às 17h23, a principal referência da B3 recua 1%, aos 128.849,68 pontos, oscilando entre máxima a 130.154,84 pontos e mínima a 128.669,29 pontos.

Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) pressionam a Bolsa brasileira pela segunda sessão consecutiva, em meio a preocupações sobre os dividendos da empresa. Na quarta-feira (28), a companhia chegou a se posicionar dizendo que não há qualquer decisão tomada em relação à distribuição de proventos ainda não declarados. No entanto, as declarações de Jean Paul Prates, presidente da estatal, continuam pesando.

Em entrevista à Bloomberg News, o executivo afirmou que a petroleira deve ser mais cautelosa em relação à distribuição de dividendos, à medida em que busca se tornar uma potência em energia renovável. Quando questionado sobre um eventual pagamento extraordinário de proventos pela empresa, Prates desconversou. “Precisamos ser cautelosos. Os acionistas vão entender”, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quem também sofre no Ibovespa são os papéis de grandes bancos. Dentro do setor, as ações do Itaú (ITUB4) lideram as baixas, recuando 2,79%. Enquanto isso, os ativos preferenciais do Bradesco (BBDC4) cedem 1,36% e os ordinários (BBDC3), 1,28%. Já Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3) sofrem perdas de 1,86% e 1,67%, respectivamente.

O dia também é negativo para as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), em movimento de realização, após os papéis da rede de supermercados registrarem o maior ganho do Ibovespa por dois pregões consecutivos, com investidores precificando a saída do Casino do controle da empresa. Disputando a ponta negativa, as ações da Ambev (ABEV3) caem mais de 6%, após o balanço do quarto trimestre de 2023 da companhia.

Em contrapartida, as ações da Petz (PETZ3) apresentam a maior alta do índice no dia. Os papéis da varejista se aproximam de fechar fevereiro com a melhor performance do Ibovespa, enquanto acumulam ganhos acima de 28% no mês. Em 2024 como um todo, os ativos avançam 6,33%.

Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York operam em alta. Nasdaq sobe 0,70%, enquanto Dow Jones e S&P 500 têm ganhos de 0,07% e 0,44%, respectivamente. No dia, foi divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) do país, que avançou 0,3% em janeiro ante dezembro, em linha com a previsão de analistas consultados pela FactSet.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.