Tempo Real

Ações da Vale (VALE3) abrem em queda, pressionadas por minério

O Ibovespa registra alta de 0,07%, aos 127.785,70 pontos

Ações da Vale (VALE3) abrem em queda, pressionadas por minério
Vale. (Foto: Fabio Motta/Estadão)

As ações da Vale (VALE3) operam em queda de 0,96%, negociadas a R$ 59,87, às 10h21, desta sexta-feira (15), pressionadas pela queda de 3,46% do minério de ferro em Dalian, na China. Por sua vez, o Ibovespa, principal índice da B3, registra alta de 0,07%, aos 127.785,70 pontos.

Na última sexta-feira (8), o Conselho de Administração (CA) da Vale decidiu manter Eduardo Bartolomeo no cargo de CEO da mineradora até o fim de 2024. O mandato do atual presidente estava previsto para acabar no fim de maio, mas o impasse entre os conselheiros da companhia sobre a escolha de um substituto motivou o adiamento da troca.

Ainda sobre mudanças na companhia, o conselheiro José Duarte Penido renunciou ao cargo de membro do CA, na última segunda-feira (11), dizendo que o processo sucessório do comando da Vale “vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa, e sofre evidente e nefasta influência política”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em resposta, a mineradora afirmou que a atuação do conselho “está rigorosamente em conformidade com o estatuto social” no processo de definição do presidente da companhia e também com o “regimento interno e políticas corporativas”.