Tempo Real

Ibovespa hoje: índice sobe acima de 121 mil pontos e ignora NY

Alta das ações preferenciais da Petrobras (PETR4) e do Itaú (ITUB4) ajuda o índice no pregão

Ibovespa hoje: índice sobe acima de 121 mil pontos e ignora NY
O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (21), acima da linha de 121 mil pontos, a caminho do seu maior nível de fechamento em 10 dias. O índice ganha fôlego com a ajuda das ações preferenciais da Petrobras (PETR4) e do Itaú (ITUB4). Às 14h46, a principal referência da B3 sobe 0,56% aos 121.115,78 pontos, após oscilar entre máxima a 121.428,39 pontos e mínima a 120.061,04 pontos.

Nos Estados Unidos, o humor negativo toma conta do mercado acionário, com Nasdaq em queda de 0,25%, enquanto S&P 500 e Dow Jones recuam 0,23% e 0,01%, respectivamente. Investidores reagem ao índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos, elaborado pela S&P Global, que avançou de 54,5 em maio a 54,6 na preliminar de junho, na máxima em 26 meses. Analistas ouvidos pela FactSet previam recuo a 53,4.

Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, explica que os dados recentes indicam uma redução na probabilidade de múltiplos cortes nas taxas de juros americanas ainda neste ano. “É interessante notar que, ao desagregar os dados por setor, o setor de serviços impulsionou o crescimento, enquanto a indústria registrou uma queda. Vale ressaltar que os dados de inflação mais preocupantes são justamente aqueles relacionados aos serviços, que têm sido o principal motor da inflação local. Se a situação fosse inversa, a preocupação seria menor”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa brasileira, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) operam mistas, com os papéis ordinários (PETR3) em queda de 0,29%, enquanto os preferenciais (PETR4) sobem 0,44% e ajudam o Ibovespa. Outro ativo de peso que contribui para a alta do índice é o Itaú (ITUB4), que avança 0,98%, enquanto o Índice Financeiro (IFNC) registra alta de 0,36% aos 12.153,29 pontos.

Entre os principais ganhos do pregão, estão as ações da Cogna (COGN3), em valorização de 6,17%, destoando dos pares do setor, que operam sem direção única. Do lado oposto, os papéis da CSN (CSNA3) lideram as perdas da sessão, penalizados pela desvalorização do minério de ferro no exterior, que encerrou em queda de 1,7% na Bolsa de Dalian, na China.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos do Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.