O Ibovespa passou a subir nesta quarta-feira (26). Às 15h49, o principal índice da B3 avançava 0,43%, aos 122.527,06 pontos, oscilando entre máxima a 122.746,72 pontos e mínima a 121.370,43 pontos.
Leia também
O movimento se dá após o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) decidir elevar a taxa de juros nos Estados Unidos em 25 pontos-base, para a faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano, o maior nível em 22 anos. A decisão unânime veio conforme o esperado pelo mercado. A autoridade financeira ainda subiu a taxa de juros paga sobre saldo de reserva para 5,4%, medida que entra em vigor a partir de quinta-feira (27), e a taxa de desconto em 25 pontos-base, para 5,50% ao ano.
Outro destaque desta quarta foi o comunicado da agência de classificação de risco Fitch, que elevou a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável. A mudança reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado no País. Nesta matéria, explicamos como a decisão pode afetar a Bolsa brasileira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques positivos da B3 na sessão, estão as ações do Carrefour (CRFB3), que sobem mais de 6% e lideram os ganhos do Ibovespa, após a empresa divulgar seu balanço do segundo trimestre de 2023, quando registrou prejuízo de R$ 249 milhões, resultado negativo, mas acima das expectativas do mercado.
Na terça-feira (25), o Ibovespa fechou em alta de 0,55%, aos 122.007,77 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade