O Ibovespa abriu em alta de 0,27%, aos 129.477 pontos. O avanço do principal índice da B3 nesta quinta-feira (21) ocorre com atenções voltadas às decisões do Comitê de Política Monetária (Copom).
Leia também
O comunicado do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), considerado dovish (adjetivo que está atrelado à redução da taxa de juros para aquecer a economia), e a alta do minério de ferro podem sustentar uma performance positiva do Ibovespa, enquanto o mercado local deve se ajustar à decisão do Copom de alterar o forward guidance (projeção utilizada para influenciar as expectativas do mercado) da política monetária.
Na tarde dessa “super-quarta” (20), o Copom reduziu a taxa básica de juros do País em 0,50 ponto percentual, seguindo o ritmo de cortes que já vem adotando desde o ano passado, indo de 11,25% para 10,75% ao ano – o menor valor em dois anos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O colegiado alterou sua orientação para o futuro, o que pode levar a uma taxa Selic terminal maior do que a esperada por muitos no mercado. Isso tende a inibir ou mesmo evitar uma alta de ações mais sensíveis à política monetária, e em manhã com tendência para cima nos juros futuros.
Além dessa leitura, o real poderá se beneficiar da alta de 2,72% do minério de ferro, na China, em meio à fraqueza externa do dólar após PMIs europeus mistos.
O noticiário envolvendo a Petrobras (PETR3; PETR4) e a Braskem (BRKM5) segue no foco também e pode afetar o rali das ações da petroquímica, que subiram nas últimas oito sessões em meio a rumores sobre venda do ativo.
*Com informações do Broadcast
Publicidade