O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (19),em dia marcado pela divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Às 14h13, a principal referência da B3 avança 0,23%, aos 131.385,47 pontos. O índice renovou novamente o recorde histórico e atingiu o maior valor nominal de sua história na sessão, a 132.046,94 pontos, na máxima intradia.
Leia também
Nos Estados Unidos, todas as Bolsas de Nova York operam em alta. Dow Jones tem a maior valorização, de 051%, enquanto S&P 500 e Nasdaq sobem 0,38% e 0,40%.
Nos próximos dias, deve ser divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de novembro dos Estados Unidos e o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre do país.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No cenário doméstico, a ata da última reunião do Copom, divulgada nesta terça, reforçou a mensagem de que a conjuntura atual continua demandando moderação na condução da política monetária brasileira. “O texto não trouxe qualquer indicação de que o Comitê possa acelerar o ritmo de cortes de juros”, destacou Sérgio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Investimentos.
Na Bolsa brasileira, as ações da Vale (VALE3), de maior peso para a composição da carteira atual do Ibovespa, sobem 0,53%, mesmo com a desvalorização do minério de ferro, que terminou o dia em baixa de 0,11% em Dalian, na China. Outras mineradoras caem na sessão, como Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5). Mais tarde, o Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) deve anunciar a sua decisão de política monetária.
Liderando os ganhos do Ibovespa, as ações do Grupo Soma (SOMA3) avançam 4,01%, seguidas pelos papéis da Azul (AZUL4), que disparam 3,27%. Do lado oposto, as ações do Pão de Açúcar (PCAR3) registram a maior baixa do índice, em desvalorização de 3,19%.
Na segunda-feira (18), o Ibovespa encerrou a sessão em alta de 0,68%, aos 131.083,82 pontos, com ajuda da valorização do petróleo.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.