O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (19), mesmo com a queda dos índices acionários americanos. Às 15h55, a principal referência da B3 avançava 0,22%, aos 114.308,71 pontos, oscilando entre máxima a 115.062,61 pontos e mínima a 113.767,75 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York operam no campo negativo, com Dow Jones em queda de 0,61%, enquanto S&P 500 e Nasdaq cedem 0,80% e 0,93%, respectivamente. O dia foi marcado por discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), em evento do Clube Econômico de Nova York. Na ocasião, o dirigente ressaltou que as próximas decisões de política monetária no país serão tomadas com base na totalidade dos dados recebidos e no equilíbrio dos riscos.
Na Bolsa brasileira, o destaque vai para ações de grandes bancos, com o Índice Financeiro (IFNC) em alta de 0,83%. Papéis do setor elétrico, como CPFL (CPFE3), Copel (CPLE6) e Equatorial (EQTL3), também se destacam positivamente. Por outro lado, ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3), de grande peso para a composição do Ibovespa, caem na sessão.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na ponta negativa do índice, estão os papéis de varejistas, como Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahias (BHIA3), enquanto outros ativos domésticos, a exemplo do Grupo Soma (SOMA3), figuram entre os destaques positivos do Ibovespa. Ao Broadcast, Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, avaliou que os investidores têm buscado posições de curto prazo. “Eu vejo troca de posições dentro do próprio setor”, afirmou.
Na quarta-feira (18), o Ibovespa fechou em queda de 1,60%, aos 114.059,64 pontos, em meio à escalada de tensões no Oriente Médio.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade