O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (29), no último pregão de setembro e do terceiro trimestre de 2023. Às 14h45, a principal referência da B3 avançava 0,33%, aos 116.113,26 pontos, após oscilar entre máxima a 116.899,02 pontos e mínima a 115.742,27 pontos.
Leia também
Apesar de ainda se manter no positivo, a Bolsa brasileira reduziu ganhos na última hora, após os índices acionários americanos perderem fôlego e renovarem mínimas, com Dow Jones e S&P 500 em queda. O movimento segue as falas da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, sobre os riscos associados a uma possível paralisação do governo, o chamado shutdown. A medida afetaria a concessão de empréstimos para pequenas empresas, atrasaria projetos de infraestrutura, entre outras funções federais.
No dia, também foi divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed). O indicador registrou alta de 0,4% em agosto na comparação com julho, abaixo do esperado pelo mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, as ações da Casas Bahia (BHIA3) lideram os ganhos do dia, seguidas por IRB (IRBR3) e Locaweb (LWSA3). Os ativos domésticos têm performance expressiva com a queda na curva de juros local, após o PCE indicar maior chance de o Fed manter os juros no mesmo patamar até o fim do ano. “Temos cenário favorável para Brasil e ativos de risco globais com os Treasuries (títulos públicos americanos) se acomodando, que são o principal direcionador do mercado recentemente”, afirmou Rafael Passos, sócio e analista da Ajax Asset, ao Broadcast.
Na outra ponta, Natura (NTCO3) destoa das outras varejistas e registra a maior perda do Ibovespa nesta sexta. Sem novidades sobre a companhia, o mercado financeiro monitora com atenção potenciais novidades sobre venda da The Body Shop, marca de cosméticos e produtos de beleza do grupo.
Na quinta-feira (28), o Ibovespa fechou em alta de 1,23%, aos 115.730,76 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.