O Ibovespa hoje mantém alta registrada na abertura dos negócios desta quinta-feira (19). Às 11h19, o índice avança 0,19%, aos 133.996 pontos.
Leia também
A valorização do principal índice da B3 hoje acompanha o movimento otimista no exterior, com a alta das bolsas americanas após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reduzir a Fed Funds (equivalente à Selic no Brasil) em 50 pontos-base, para o intervalo entre 4,75% e 5,0%. É o primeiro ajuste para baixo desde que o ciclo de aperto monetário começou, em março de 2022, e o primeiro corte desde 2020.
Também segue no radar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic em 25 pontos-base, de 10,50% para 10,75% ao ano, em uma decisão unânime, conforme esperado pelo mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No entanto, o tom do comunicado foi considerado duro (hawkish) já que o BC reconheceu o hiato positivo, isto é, de que a economia cresce acima de seu potencial, e que há uma “assimetria altista” no balanço de riscos. Ou seja, mais aumentos da Selic são esperados e tendem a contaminar negativamente ações mais sensíveis ao ciclo econômico no Índice Bovespa hoje.
Nesta quinta-feira, novos desfechos de política monetária foram anunciados, como do Banco da Inglaterra (BoE), e outros ainda são esperados, como do BC chinês – confira todos os detalhes aqui.
Destaques no Ibovespa hoje
Liderando a ponta positiva dos ativos brasileiros hoje estão as ações da CSN Mineração (CMIN3), com alta de 4,27%, negociadas a R$ 6,60 no horário acima. As ações acompanham os ganhos do minério de ferro, que fechou em alta de 1,69% nesta quinta-feira, em Dalian, na China.
Já na parcela negativa do Ibovespa hoje, os papéis da Brava (BRAV3) apresentam queda expressiva, acima de 7%, no valor de R$ 19,39.
*Com informações do Broadcast
Publicidade