Tempo Real

Ibovespa hoje: índice sobe com dólar em queda e alívio do risco fiscal; veja as ações em destaque

A queda dos juros e do dólar na sessão beneficia boa parte dos papéis cíclicos

Ibovespa hoje: índice sobe com dólar em queda e alívio do risco fiscal; veja as ações em destaque
Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (4), mantendo fôlego positivo pela quarta sessão consecutiva. O movimento é o mesmo da sessão passada, na esteria da queda do dólar e da curva de juros doméstica com o alívio do risco fiscal. Além disso, a data marca o feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos, ou seja, o pregão opera sem a referência da bolsa americana. Às 14h44, o principal índice da B3 sobe 0,47%, aos 126.248,97 pontos.

Devido ao feriado nos EUA, o mercado exterior não ocupa a preocupação dos investidores. As bolsas europeias, por sua vez, fecharam em alta com a expectativa de corte de juros no radar. Assim, a sinalização de cortes de gastos pelo governo conserva o humor mais favorável dos investidores com relação aos ativos brasileiros.

Apesar da alta, as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3;PETR4) – papéis de forte peso para o índice – cedem, diminuindo os ganhos do Ibovespa. No horário citado, as ações da mineradora caem 0,45% com baixa liquidez de mercado devido à falta dos índices americanos. Enquanto isso, os ativos ordinários e preferenciais da petroleira não reagem ao petróleo na sessão, consumidos pela falta de liquidez, e recuam 1,25% e 1,35%, respectivamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O destaque positivo da sessão é a Vamos (VAMO3), disparando a 8,30% com ajuda do alívio nos juros. Os papéis da empresa são os que mais se beneficiam da queda das taxas no setor cíclico. Já na ponta negativa, as ações da Suzano (SUZB3) recuam 1,57% afetadas pela queda do dólar e disputam maior baixa com as ações da Petrobras.

Mesmo com as altas consecutivasm a Bolsa brasileira foi considerada a pior do mundo e o Ibovespa registra um dos piores desempenhos em dólares desde o início do século, segundo levantamento realizado para esta matéria, confira.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos do Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast

Publicidade