Tempo Real

Ibovespa hoje: índice busca recuperação em meio às incertezas políticas

As ações da Raizen lideram a Bolsa, enquanto os papéis da Vamos pressionam

Ibovespa hoje: índice busca recuperação em meio às incertezas políticas
Nenhuma carteira recomendada conseguiu superar o desempenho do Ibovespa em abril (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa deixou para trás o otimismo registrado na abertura dos negócios desta quinta-feira (13) e agora busca recuperação na parcela negativa. O recuo reflete as preocupações com o rumo da política fiscal no Brasil. Às 13h18, o principal índice da B3 opera em queda de 0,10%, aos 119.835 pontos.

Incertezas políticas

“O Ibovespa tem passado por efeitos tóxicos de Brasília. O que mexe é a política. A tentativa de o ministro Fernando Haddad de seguir com a medida provisória que limita o uso de PIS/Cofins (Programa de Integração Social e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) é uma ideia ruim, que prejudica todo o empresariado. Repercutiu mal e também não foi bem vista a derrubada da MP pelo Congresso, o que sugeriu descumprimento fiscal”, avalia Raony Rosseti, CEO e fundador da Melver.

Os ativos domésticos também são impactados pelas commodities, com petróleo caindo 0,22% (WTI) e 0,59% (Brent), enquanto o minério de ferro fechou em alta de 0,93% esta manhã, em meio ao apoio à crise imobiliária na China – veja detalhes neste texto.

Varejo no País

O mercado reage ainda aos dados de varejo, divulgados esta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostrou que as vendas do comércio varejista avançaram 0,9% entre os meses de março e abril. Na comparação entre abril do ano passado e deste ano, a alta foi de 2,2%.

Com esse resultado, as vendas do varejo restrito sobem 4,9% em 2024 e acumulam avanço de 2,7% em 12 meses. Em março de 2024, o acumulado de 12 meses era de 2,5%. Veja aqui como os dados mexem com as varejistas na Bolsa.

Destaques da Bolsa

Em meio ao cenário de cautela, o destaque positivo fica com a Raizen (RAIZ4). As ações sobem 3,00%, negociadas a R$ 2,75. Segundo o analista João Gabriel Abdouni, da Levante Corp, o impulso ocorre por uma “correção, pois as ações estão muito baratas, sendo negociadas entre 6% a 7% o rendimento de dividendo”. Já na ponta negativa do índice, estão os papéis da Vamos (VAMO3), com recuo de 2,91%, cotados a R$ 7,01.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

*Com informações do Broadcast