Tempo Real

Ibovespa hoje: índice caminha para ter pior semana desde março de 2023

Ações do Magazine Luiza (MGLU3) figuram entre os principais destaques negativos do pregão

Ibovespa hoje: índice caminha para ter pior semana desde março de 2023
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Ibovespa passou a operar em queda nesta sexta-feira (24). O índice acumula perdas de 3,02% na semana, a maior retração desde o intervalo entre 20 e 24 de março do ano passado, quando havia cedido 3,09%, segundo informações do Broadcast. Às 16h07, a principal referência da B3 recua 0,37%, aos 124.265,82 pontos, oscilando entre máxima a 125.257,27 pontos e mínima a 124.259,33 pontos.

O clima é de cautela antes do feriado do Memorial Day nos Estados Unidos, que ocorrerá na segunda-feira (27). Em Nova York, as Bolsas operam mistas. Enquanto Dow Jones cede 0,03%, Nasdaq e S&P 500 registram ganhos de 1% e 0,6%, respectivamente.

Na Bolsa brasileira, ações de grande peso para o Ibovespa registram movimentos mistos. Enquanto os papéis da Vale (VALE3) sobem 0,09%, os da Petrobras (PETR3;PETR4) seguem no campo negativo, com os ordinários (PETR3) em queda de 0,39% e os preferenciais (PETR4) em baixa de 0,49%. Nesta sexta-feira, a companhia anunciou que o  comitê do seu Conselho de Administração aprovou a indicação de Magda Chambriard como conselheira e presidente da estatal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quem lidera as perdas do Ibovespa, são as ações do Magazine Luiza (MGLU3), que estendem as perdas da véspera, quando figuraram entre os principais destaques negativos do índice. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quinta-feira (23) que a tendência é vetar a taxação sobre compras com valor de até US$ 50 em sites internacionais, o que, na avaliação de Rafael Passos, sócio da Ajax Asset, ao Broadcast, “reacende temor sobre competição no setor”.

Do lado oposto, as ações da Azul (AZUL4) sobem 4,47% e figuram entre os principais destaques positivos do Ibovespa, após o anúncio de codeshare entre a empresa e a Gol (GOLL4). Esse acordo ocorre quando duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda. Com a notícia da cooperação comercial, os papéis da Gol também operam no campo azul, subindo 10,32% fora do Ibovespa.

Em comunicado, as empresas explicaram que a parceria realizada entre elas inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas companhias e não pela outra. O acordo envolve também os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.