

O Ibovespa hoje fechou em alta apoiado pelas ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4), com o mercado de olho nos novos desdobramentos da guerra comercial e a troca de tarifas entre Pequim e Washington. Nesta sexta-feira (11), a principal referência da B3 subiu 1,05%, aos 127.682,40 pontos.
Nesta manhã, a China anunciou que vai elevar as tarifas de importação sobre produtos americanos de 84% para 125%. A decisão do Conselho de Estado do país ocorreu depois que autoridades do governo Donald Trump informaram na última quinta-feira (10) que aplicarão uma tarifa mínima de 145% sobre todas as exportações do gigante asiático.
“Mesmo que os EUA continuem impondo tarifas mais altas, isso não fará mais sentido econômico e se tornará uma piada na história da economia mundial”, disse a Comissão de Tarifas do Conselho Estatal chinês em comunicado sobre a retaliação às tarifas dos EUA. Para a Capital Economics, o anúncio sugere que o país não tem pressa em negociar com a administração do presidente Trump. “Uma reversão parcial das tarifas ainda parece provável em algum momento. Mas é difícil imaginar uma redefinição significativa na relação EUA-China”, avalia a consultoria britânica.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O cenário comercial gera cautela nos mercados globais. “Há muita incerteza. Por isso os mercados ficam voláteis. Esse bate/rebate de Estados Unidos e China gera aversão ao risco”, diz Henrique Lenzi, operador de renda variável da Manchester Investimentos. O que entrou como fator positivo foram os ganhos do minério de ferro no fechamento de hoje em Dalian, que refletiram nas ações do segmento metálico. Os papéis da Vale (VALE3) subiram 1,67% no índice. A Petrobras também apoiou a principal referência da B3, onde os ativos ordinários (PETR3) valorizaram 1,98% e os preferenciais (PETR4) avançaram 1,99%.
Investidores digerem também a nova rodada de piora de indicadores econômicos no Brasil e no exterior. Nos EUA, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) mostrou deflação de 0,1% em março, com o aumento das expectativas de inflação ao maior nível desde 1981. Por aqui, a inflação brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou mês passado com alta de 0,56%, ante uma elevação de 1,31% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da mediana das previsões de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,54%. O intervalo das estimativas ia de 0,46% a 0,59%.
Na Bolsa brasileira, quem liderou as altas do Ibovespa hoje foram as ações da Vamos (VAMO3), que disparam 12,73%, após o Morgan Stanley reassumir a cobertura do papel, com recomendação de compra. Em relatório, o banco diz acreditar que as iniciativas da administração para focar no aumento da utilização da frota apoiam ainda mais o crescimento dos lucros, enquanto a cisão das concessionárias reduz o risco da tese de investimento.
Do lado oposto, os ativos do IRB (IRBR3) recuaram 6,65% e registraram a maior baixa do índice, seguidos pela Natura (NTCO3) e CPFL (CPFE3), que caíram 1,16% e 1,15%, respectivamente.
Publicidade
No mercado de câmbio doméstico, o dólar hoje fechou em queda de 0,46%, a R$ 5,871, após abrir em queda de 0,87%, a R$ 5,847.
*Com informações do Broadcast