O Ibovespa hoje fechou em alta e contrariou o movimento observado pelos principais índices acionários americanos. Após encerrar em leve queda na véspera e interromper a série de 11 ganhos seguidos, a principal referência da B3 voltou a subir nesta quarta-feira (17), terminando o dia em valorização de 0,26%, aos 129.450,32 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, o cenário foi diferente: por lá, Nasdaq e S&P 500 tiveram perdas de 2,77% e 1,39%, respectivamente, em sessão negativa para o setor de tecnologia. O movimento ocorreu diante das preocupações de que os Estados Unidos adotem restrições comerciais para evitar o acesso da China à tecnologia avançada de chips. Os temores atingiram inclusive a gigante Nvidia (NVDA), que chegou a cair mais de 6% durante o pregão.
Outro destaque do noticiário americano foi a publicação do Livro Bege, um compilado da situação econômica dos doze distritos do Federal Reserve (Fed). O documento mostrou que o emprego nos Estados Unidos cresceu em um ritmo leve até meados de julho, com a economia mantendo ritmo modesto de expansão na maioria das regiões. “O relatório do Livro Bege não trouxe grandes surpresas, sendo descrito como ‘mais do mesmo’ no jargão do mercado”, afirma Marcelo Boragini, sócio e especialista de renda variável da Davos Investimentos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, a Bolsa brasileira foi impulsionada pela alta dos contratos futuros de petróleo, que contribuíram para o desempenho positivo das ações da Petrobras (PETR3;PETR4). A commodity avançou após o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos informar que os estoques de petróleo no país tiveram queda de 4,87 milhões de barris na semana passada.
Já as ações da Vale (VALE3), de maior peso para o Ibovespa, encerraram no campo negativo após o minério de ferro fechar em queda de 2,66% na Bolsa de Dalian, na China. Na terça-feira (16), a empresa divulgou seus dados de produção e vendas do segundo trimestre. Os números agradaram parte dos analistas, mas alguns enxergam que a companhia ainda deve enfrentar desafios operacionais e de mercado, incluindo a volatilidade dos preços do minério de ferro.
Entre as maiores altas do Ibovespa no dia, estiveram as ações da Usiminas (USIM5), que chegaram a subir mais de 4% após o anúncio de que a BlackRock aumentou a sua participação acionária na empresa, passando a deter 5,075% do total de ações, o equivalente a 27.799.855 papéis.
Do lado oposto, as ações da CVC (CVCB3) figuraram entre as maiores baixas do Ibovespa, pressionadas pelo avanço dos juros futuros. De modo geral, a sessão foi negativa para ações sensíveis ao desempenho da economia doméstica, conhecidas como cíclicas.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast