Tempo Real

Ibovespa hoje: índice fecha em alta e escapa de sétima queda seguida

Movimento de alta das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) ajudou o índice no pregão desta segunda-feira (27)

Ibovespa hoje: índice fecha em alta e escapa de sétima queda seguida
(Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Ibovespa fechou em leve alta nesta segunda-feira (27) e conseguiu evitar a sétima sessão consecutiva de queda. O pregão foi morno, com os mercados fechados nos Estados Unidos por conta do feriado do Memorial Day. A principal referência da B3 terminou o pregão em valorização de 0,15%, aos 124.495,68 pontos, oscilando entre máxima a 124.534,59 pontos e mínima a 124.081,39 pontos.

O dia não contou com a publicação de nenhuma indicador de destaque, o que fez o mercado trabalhar de uma forma mais tranquila ao longo da sessão. “Entre a mínima e máximo do dia, o índice oscilou menos de 500 pontos, o que evidencia a falta de drivers e disposição dos investidores a assumir posições em dia de pouca liquidez”, destaca Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.

Pela manhã, investidores monitoraram o Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central. A mediana das estimativas no relatório para a Selic no fim de 2024 ficou estável em 10%, depois de três semanas de alta. Um mês atrás, estava em 9,5%. Já a mediana do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio subiu de 0,33% para 0,39% nesta edição do Boletim. Um mês antes, estava em 0,25%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as ações de grande peso para o Ibovespa, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) fecharam no campo positivo, acompanhando a valorização dos contratos futuros de petróleo no exterior, que foram impulsionados por renovadas tensões no Oriente Médio, conforme é possível conferir nesta matéria.

Entre os principais ganhos do Ibovespa nesta segunda-feira, estiveram as ações da Raízen (RAIZ4). Em relatório, a XP Investimentos afirmou que a empresa está bem posicionada para ampliar a produção de etanol de segunda geração (E2G) e alavancar sinergias após a inauguração de uma planta em Guariba (SP) na última sexta-feira (24), com capacidade para produzir 82 milhões litros de combustível por ano.

Do lado oposto, figuraram os papéis do Magazine Luiza (MGLU3), que estenderam as perdas do último pregão, quando encerraram em baixa de 7,04% e lideraram as perdas do Ibovespa. Nesta segunda-feira, as ações da varejista passaram a ser grupadas na proporção de 10 para 1.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.