O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (23), com investidores monitorando a troca de CEO anunciada pelo Bradesco (BBDC4). A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 0,43%, aos 126.575,75 pontos, após oscilar entre máxima a 126.759,88 pontos e mínima a 125.763,78 pontos.
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York ficaram fechadas por conta do feriado do Dia de Ações de Graças. Já no cenário doméstico, o destaque foi o anúncio de que Marcelo de Araújo Noronha será o novo CEO do Bradesco (BBDC4), em substituição a Octavio de Lazari Junior. Para muitos analistas, Noronha é visto como um “banqueiro raiz”, que deve iniciar uma nova era na empresa. Nesta reportagem, confira em detalhes as impressões do mercado sobre a troca de CEO.
Com a notícia, os papéis preferenciais do banco dispararam mais de 3% e figuraram entre os principais destaques positivos do Ibovespa na sessão. As ações da Sabesp (SBSP3) também se saíram bem, após o Congresso de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovar o relatório do Projeto de Lei 1501/2023, que prevê a privatização da companhia. O tema segue agora para plenário.
Quem liderou os ganhos do Ibovespa, no entanto, foram os papéis da CVC (CVCB3), que avançaram mais de 7% no pregão. Ao Broadcast, Hugo Queiroz, sócio diretor da L4 Capital, afirmou que o movimento reflete o resultado do bônus de subscrição da companhia, que resultou na emissão de 81.677.122 novas ações, no montante total de R$ 226.245.627,94. “Foi um sucesso. Aumento de 98% do total exercido. Isso dá um fôlego financeiro e de capital adicional à empresa”, afirmou.
Do lado oposto, ações ligadas a commodities metálicas enfrentaram um dia negativo na B3. A CSN Mineração (CMIN3) registrou a maior baixa do Ibovespa, após o minério de ferro fechar em queda de 0,86% em Dalian, na China. A Vale (VALE3), papel de maior peso para a composição da carteira do índice, também terminou o dia no campo negativo, em queda de 0,52%.
Na quarta-feira (22), o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,33%, aos 126.035,30 pontos, mesmo após o governo federal elevar a previsão de déficit primário do Brasil para 2023.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.