O Ibovespa hoje fechou em queda, depois de abrir o dia no campo positivo, mas perder força no decorrer da tarde. Nesta quarta-feira (25), o principal índice da B3 terminou o pregão em baixa de 0,43% aos 131.586,45 pontos, oscilando entre máxima a 132.981,78 pontos e mínima a 131.489,10 pontos.
Leia também
No plano macroeconômico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que ficou em 0,13% em setembro, após a taxa de 0,19% registrada em agosto. O resultado ficou abaixo do piso das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam alta de 0,18% a 0,33%, com mediana positiva de 0,28%.
“Importante destacar que esse arrefecimento da inflação ainda não reflete a alta da taxa básica de juros, que aconteceu na semana passada, já que a coleta de dados ocorreu entre 15 de agosto e 13 de setembro, enquanto a Selic subiu no dia 18”, afirma Felipe Castro, planejador financeiro e sócio da Matriz Capital.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em Nova York, os principais índices acionários fecharam sem direção única. Nasdaq subiu 0,04%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram perdas de 0,69% e 0,19%, respectivamente. Uma pesquisa divulgada pelo Departamento do Comércio do país nesta quarta-feira mostrou que as vendas de moradias novas nos Estados Unidos caíram 4,7% em agosto ante julho, para o ritmo anual sazonalmente ajustado de 716 mil unidades. Agora as atenções se voltam para a leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) americano do segundo trimestre, que será divulgada na quinta-feira (26).
Na B3, as ações da Brava Energia (BRAV3) cederam 6,47% e lideraram as perdas do Ibovespa hoje na sessão, em linha com a desvalorização dos contratos futuros de petróleo no exterior. Os papéis também corrigiram parte dos ganhos conquistados na terça-feira (24), quando dispararam 8,72% e terminaram o dia entre as maiores altas do índice.
Na ponta oposta do principal índice da B3, as ações da Braskem (BRKM5) avançaram 4,42% e tiveram a maior valorização do Ibovespa. “Os papéis sobem recuperando-se da baixa que formou um gráfico em U desde o dia 18. Além disso, observa-se uma tendência de alta nos últimos 30 dias, com as ações ganhando cerca de 12% de valor de mercado no período”, diz Castro, da Matriz Capital.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade
*Com informações do Broadcast