O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (24), após os fortes ganhos da última sessão, quando superou a marca de 118 mil pontos. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 0,94%, aos 117.025,60 pontos, após oscilar entre máxima a 118.135,57 pontos e mínima a 116.847,66 pontos.
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York também fecharam em queda, em meio às expectativas pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), marcado para sexta-feira (25) no Simpósio de Jackson Hole. O mercado trabalha com a possibilidade do dirigente apresentar sinalizações favoráveis ao ciclo de aperto monetário. O evento acontece até sábado (26) e reúne banqueiros centrais, acadêmicos e economistas do mundo todo.
Na B3, o dia foi negativo para as ações ligadas à mineração. Após cinco altas seguidas, o minério de ferro fechou em baixa de 0,86%, cotado a US$ 111,48 por tonelada, em Dalian, na China. Sem a força da commodity, a Vale (VALE3), de grande peso para a composição do Ibovespa, recuou mais de 1%, enquanto a CSN (CSNA3) sofreu a maior desvalorização do setor, acima de 2%.
Outro grupo que se saiu mal na Bolsa brasileira foi o de turismo e companhias aéreas. Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) lideraram as perdas do Ibovespa, com CVC (CVCB3) também no terreno negativo. “Dólar e petróleo voltando a ganhar força influencia negativamente pela correlação forte de alta de custos”, explicou o analistas da Ajax, Rafael Passos, ao Broadcast.
Do lado oposto, os papéis da Eletrobras (ELET3;ELET6) figuraram entre os maiores ganhos do índice, confirmando o bom desempenho visto na última sessão. Com a notícia sobre o início dos estudos para avaliar a integração das operações com Furnas, sua subsidiária integral, a empresa conseguiu se recuperar, após ter sido penalizada recentemente por ruídos sobre a usina Angra 3 e a renúncia de Wilson Ferreira Júnior ao cargo de CEO.
Na quarta-feira (23), o Ibovespa fechou em alta de 1,70%, aos 118.134,59 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.