Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em queda pela 6ª sessão seguida com risco fiscal em foco

Ações de frigoríficos ficaram entre as principais perdas do índice nesta quarta-feira (17)

Ibovespa hoje: índice fecha em queda pela 6ª sessão seguida com risco fiscal em foco
Fachada da B3, a Bolsa de Valores brasileira. Foto: Werther Santana/Estadão

Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (17) pela sexta sessão consecutiva. O índice até chegou a se manter no campo positivo pela manhã, mas zerou os ganhos à tarde após declarações de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,17%, aos 124.171,15 pontos, variando entre máxima a 125.300,97 pontos e mínima a 123.641,94 pontos.

Em evento promovido pela XP Investimentos em Washington, nos Estados Unidos, Campos Neto disse que a autoridade monetária “não tem medo de fazer o que é necessário” para a convergência da inflação à meta. Quanto aos recentes acontecimentos na área fiscal, o dirigente disse que o Banco Central sempre defendeu que as metas teriam de ser mantidas, mas entendeu que a mudança foi necessária.

Na segunda-feira (15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a meta de resultado primário de 2025 será de 0% do Produto Interno Bruto (PIB), o mesmo alvo de 2024. Vale lembrar que, há um ano, a equipe econômica havia estabelecido que buscaria um superávit primário de 0,5% do PIB em 2025.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda com as preocupações fiscais no radar, a Bolsa brasileira sofreu em mais um pregão. Nem a alta dos papéis da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, conseguiu sustentar o índice. As ações da empresa subiram após a divulgação de que sua produção de minério de ferro aumentou 6,1% no primeiro trimestre de 2024 em relação a igual período de 2023, alcançando 70,837 milhões de toneladas.

Outras mineradoras e siderúrgicas também figuraram entre os principais destaques positivos do Ibovespa no dia, como CSN Mineração (CMIN3), CSN (CSNA3)Cosan (CSAN3). O movimento foi embalado pela valorização do minério de ferro, que fechou em alta de 4,25% na Bolsa de Dalian, na China.

Em contrapartida, as ações da BRF (BRFS3) e da Marfrig (MRFG3) ficaram entre as maiores baixas do índice. “A queda dos papéis ocorreu após a notícia de que a China está reduzindo suas importações de carne bovina, o que pode representar um risco para os maiores fornecedores, incluindo o Brasil. Este declínio nas importações é atribuído à desaceleração do consumo interno e à oferta interna abundante”, explica Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.

As petroleiras 3R Petroleum (RRRP3) e Prio (PRIO3) também sofreram no dia, após os contratos futuros de petróleo fecharem em queda acima de 3% no exterior, à medida em que o mercado ainda monitora os rumos da tensão geopolítica no Oriente Médio. Passados alguns dias desde o ataque do Irã, Israel ainda não efetuou uma retaliação pela ofensiva, o que amplia a expectativa de que o conflito siga contido.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.