Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha abaixo de 125 mil pontos com temor fiscal

Ações de varejistas ficaram entre os principais destaques negativos do dia

Ibovespa hoje: índice fecha abaixo de 125 mil pontos com temor fiscal
Índice Bovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (16), em sessão marcada pela aversão ao risco. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,75%, aos 124.388,62 pontos, após oscilar entre máxima a 125.315,63 pontos e mínima a 123.756,08 pontos.

Em Wall Street, as Bolsas de Nova York encerraram mistas, com Dow Jones em alta de 0,17%, enquanto Nasdaq e S&P 500 tiveram perdas de 0,12% e 0,21%, respectivamente. Investidores monitoraram falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. O dirigente afirmou que os dados recentes de inflação nos Estados Unidos indicam que vai demorar mais tempo até que a autoridade monetária tenha a confiança necessária para cortar os juros no país.

Pedro Marinho Coutinho, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital, ressalta que a tensão geopolítica recente entre Israel e Irã também elevou as dúvidas sobre o futuro da política monetária americana. “O mercado tem um grande receio de que o Fed tenha que aumentar juros ao longo do tempo para que essa inflação tenha convergência para a meta de 2% ao ano”, destaca.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por aqui, as preocupações fiscais cresceram na segunda-feira (15) após a confirmação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que a meta de resultado primário de 2025 será de 0% do Produto Interno Bruto (PIB), a mesma de 2024. Vale lembrar que, há um ano, a equipe econômica havia estabelecido que buscaria um superávit primário de 0,5% do PIB em 2025.

Com a mudança na meta fiscal, os juros futuros tiveram mais uma sessão de alta nesta terça, penalizando ações mais sensíveis ao ciclo econômico. Entre os principais destaques negativos do Ibovespa, estiveram os papéis do Assaí (ASAI3), Alpargatas (ALPA4) e LWSA (LWSA3), antiga Locaweb.

Já as ações de maior peso para a composição do Ibovespa ficaram mistas. Enquanto os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) conseguiram se manter no campo positivo, mesmo com a queda dos contratos futuros de petróleo, os ativos da Vale (VALE3) terminaram a sessão no vermelho, após o minério de ferro fechar em baixa de 1,49% na Bolsa de Dalian, na China.

No lado positivo do Ibovespa, as ações da Eztec (EZTC3) e da MRV (MRVE3) se destacaram, embaladas pelas prévias operacionais do primeiro trimestre de 2024. Para a XP, chamou atenção a recuperação dos lançamentos da Eztec, enquanto os dados da MRV vieram “robustos”, apesar da piora na queima de caixa.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
>