O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (8), após o feriado de 7 de setembro. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 0,58%, aos 115.313,40 pontos, após oscilar entre máxima a 115.979,43 pontos e mínima a 114.838,85 pontos.
Leia também
A Bolsa brasileira sofreu com a queda de ações de grande peso para a composição do Ibovespa. Em meio à desvalorização do minério de ferro na China, os papéis da Vale (VALE3) recuaram mais de 2%, acompanhando outras empresas ligadas à commodity. Na quinta-feira (7), o país anunciou que irá reprimir as violações regulatórias para manter a ordem no mercado de minério, endurecendo sua supervisão.
Quem também se saiu mal na sessão foram os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), que aceleraram o ritmo de perdas no final da tarde. O movimento se destoou do comportamento do petróleo, que fechou em alta, no maior nível em quase 10 meses, completando mais uma semana de ganhos. Destoando da estatal, Prio (PRIO3) e PetroReconcavo (RECV3) encerraram no positivo. “É uma troca de posições dentro do setor, e Petrobras tem espaço para correção”, afirmou Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, ao Broadcast.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques negativos, a Embraer (EMBR3) liderou as perdas do Ibovespa, sem novidades no radar. Com uma alta de 29% no acumulado do ano, o papel seguiu em movimento de correção na sessão, em meio a um clima de maior cautela sobre ações ligadas ao exterior devido a preocupações sobre juros nos Estados Unidos e a temores sobre a economia da China.
O setor de varejo também caiu em bloco na B3, com Magazine Luiza (MGLU3) e Alpargatas (ALPA4) entre as maiores baixas do dia. A única exceção do grupo foram os papéis da Petz (PETZ3), que subiram mais de 4% e lideraram os ganhos do Ibovespa, enquanto o mercado ainda monitora os rumores sobre uma possível fusão da empresa com a Cobasi.
Na quarta-feira (6), o índice havia fechado em queda de 1,15%, aos 115.985,34 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.