O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (1), no primeiro pregão de agosto. O principal índice da B3 encerrou a sessão em desvalorização de 0,57%, aos 121.248,39 pontos, oscilando entre máxima a 121.944,64 pontos e mínima a 120.153,62 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York fecharam mistas após a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do país, que subiu de 46 em junho para 46,4 em julho, abaixo das expectativas do mercado, que esperava alta a 46,9.
No cenário doméstico, investidores aguardam a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira (02) e projetam o primeiro corte na Selic desde agosto de 2020. Especialistas ainda divergem, no entanto, sobre a magnitude da redução, em 0,25 ou 0,5 ponto porcentual. Confira aqui as apostas de sete corretoras.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques negativos da Bolsa brasileira no dia, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) acentuaram perdas após o anúncio de um aumento no preço do querosene de aviação em 4,2%. O movimento segue a tendência de alta do petróleo, mas não atingiu outros produtos da companhia, que não estão sujeitos a contratos mensais e variam conforme o mercado. Há especulações, no entanto, de que a estatal também possa vir a aumentar os preços dos outros combustíveis, como diesel e gasolina.
Quem também sofreu na sessão foram os papéis da Sabesp (SBSP3), que lideraram as perdas do Ibovespa após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciar o modelo de privatização da companhia. Apesar de o início da operação ser lido como positivo pelo mercado, a falta de detalhamento sobre o modelo escolhido continua sendo uma preocupação para os investidores.
Na segunda-feira (31), o Ibovespa fechou em alta de 1,46%, aos 121.942,98 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.