Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje abre em queda após avanço da inflação no País; ata do Fed e mais 4 assuntos movimentam o mercado

O IPCA de setembro deve fornecer pistas sobre a condução da política monetária pelo BC. Veja detalhes

Ibovespa hoje abre em queda após avanço da inflação no País; ata do Fed e mais 4 assuntos movimentam o mercado
Ibovespa é o principal índice da bolsa de valoresa brasileira (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,58%, aos 130.751 pontos nesta quarta-feira (9). A abertura de negócios ocorre de olho no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro. No exterior, destaque para a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

principal índice da B3 hoje deve operar contido nas primeiras horas do dia. As commodities operam sem fôlego esta manhã e se somam ainda à falta de tração no mercado futuro das bolsas de Nova York.

Os papéis da Petrobras (PETR3PETR4) e da Vale (VALE3) devem sentir a fraqueza das commodities. Por volta das 10h (de Brasília), os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da petroleira caíam 0,74% no pré-mercado de Nova York, enquanto os da mineradora cediam 1,27%.

  • A Vale está entre os destaques do mercado corporativo hoje; confira detalhes sobre todas as empresas aqui

O que movimenta o Ibovespa hoje

IPCA

O IPCA de setembro concentra atenções da agenda hoje, buscando pistas sobre a condução da política monetária brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice avançou 0,44% em setembro ante queda de 0,02% em agosto, levemente abaixo das expectativas que indicavam avanço de 0,45% no mês passado. O indicador ainda acumula alta de 3,31% no ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A energia elétrica foi o item de maior pressão no IPCA, com impacto de 0,21 ponto porcentual no índice. A difusão do índice teve pequena alteração, subindo de 56% em agosto para 56,5% em setembro. No entanto, houve alta na difusão de itens alimentícios de 49% para 59%. A inflação de serviços, outra preocupação do mercado, desacelerou de 0,24% em agosto para 0,15% no mês passado.

Ata do Fed

A ata de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) é um documento elaborado pela autoridade monetária, o Federal Reserve, com os detalhes do que foi discutido e decidido na última reunião em relação às taxas de juros.

O documento deve fornecer mais pistas sobre a visão do Fed para os próximos passos. No mês passado, o Fed cortou os juros em 50 pontos-base (pb), a primeira queda desde 2020 e também a primeira vez em quase duas décadas que houve uma dissidência – da diretora Michelle Bowman, que votou por um corte menor, de 25 pb. O mercado agora vê para novembro uma redução de 25 pb.

A presidente do Fed de Boston, Susan Collins, disse que está confiante de que a inflação está em um caminho duradouro de redução, mas que a política de juros não está em uma trajetória predefinida, permanecendo dependente dos dados.

Já o vice-presidente do Fed, Philip Jefferson, prevê que a inflação manterá a tendência de 2% e que também estará atento aos indicadores.

Bolsas internacionais

As bolsas internacionais operam sem direção única nesta manhã, com futuros de Nova York em baixa, enquanto as bolsas europeias buscam recuperação, mas tombo de 6% na bolsa de Xangai pressiona mercados.

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira. Os mercados chineses tombaram refletindo ainda a frustação com a falta dos estímulos econômicos após o país ter anunciado um pacote de medidas para impulsionar o crescimento da segunda maior economia do mundo em meados de setembro.

Publicidade

O Ministério de Finanças da China convocou uma entrevista coletiva para o próximo sábado (12), reavivando esperanças de que Pequim esteja preparando estímulos fiscais para impulsionar a economia. O ministro de Finanças chinês, Lan Foan, irá comandar a coletiva, que está programada para começar às 10h de sábado (23h de sexta-feira, 11, pelo horário de Brasília).

Commodities

petróleo iniciou a manhã em alta, mas logo inverteu o sinal e passou a cair em meio às tensões no Oriente Médio e perspectivas de oferta para a commodity. Por volta das 10h, caía em torno de 0,60%.

Enquanto isso, o minério de ferro fechou em queda de 3,6% em Dalian, na China, esta manhã. O recuo se mostra pelo segundo dia seguido após ter desvalorizado 2,43% na véspera.

Mercado brasileiro

As principais agências de classificação de risco do mundo avaliam que o futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, deve manter política monetária consistente, com o foco de conduzir a inflação à meta de 3,0% ao ano. Galípolo foi aprovado, na terça-feira (8), pelo plenário do Senado para substituir Roberto Campos Neto no comando do BC a partir de janeiro de 2025 – confira mais detalhes aqui.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.

*Com informações do Broadcast

Publicidade